DESTAQUESAÚDE

Unidades de saúde da capital recebem novos equipamentos para ampliar oferta de serviços à população

Hospitais Francisca Mendes, João Lúcio e Platão Araújo receberam 50 novos itens, entre monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos e outros

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou a entrega de mais de 50 novos equipamentos para unidades de saúde da capital, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços à população por meio de adequações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), semi-intensivas, enfermarias e na infraestrutura da rede de diagnóstico das unidades no Estado.

A transferência dos equipamentos às unidades foi oficializada pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, que visitou os três hospitais nesta manhã e ressaltou a importância do planejamento do governo para equipar os locais.

“A prioridade do governador Wilson Lima é garantir a boa estrutura hospitalar na capital e interior, e vamos prosseguir com as melhorias e investimentos para garantir condições de trabalho ao corpo técnico das unidades de saúde, que tanto luta para salvar vidas, e, consequentemente, para que possam prestar melhor atendimento à população”, afirmou o secretário.

Entre os itens entregues estão monitores multiparamétricos, poltronas, camas hospitalares e ventiladores mecânicos, que contemplam os locais com maior demanda de procedimentos e necessidade de renovação do parque tecnológico, como a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado e HPS Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo.

O Hospital Francisca Mendes recebeu dez monitores multiparamétricos e cinco poltronas, que irão possibilitar a ativação de mais quatro leitos de Unidade de Terapia Semi-Intensiva pediátrica, além de equipar duas salas cirúrgicas.

“O secretário, Anoar Samad, e toda a equipe que o acompanha estão olhando para o Francisca Mendes de uma forma diferenciada, como uma unidade que tem desafios que precisam ser enfrentados para que a gente amplie o acesso dentro da linha de cuidados que é nossa missão. Vamos potencializar a nossa carteira de serviços”, afirma Nayara Maksoud, diretora do Hospital Francisca Mendes.

O HPS João Lúcio foi contemplado com seis monitores cardíacos, dez camas hospitalares, dez escadas clínicas e cinco poltronas, que irão compor a estrutura da enfermaria para pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), inaugurada pelo governador Wilson Lima em junho de 2021.

“Mais do que a entrega de equipamentos, vemos a vontade de fazer. É isso que faz a diferença. Agradecemos o carinho que o governador tem com o João Lúcio, a prioridade que ele nos dá no dia a dia”, afirmou Silvio Romano, diretor do HPS João Lúcio.

Ao HPS Platão Araújo, a SES-AM direcionou cinco monitores cardíacos e cinco ventiladores mecânicos, além de ventiladores, que foram remanejados dos leitos desativados do Hospital de Combate Nilton Lins, e vão equipar e ativar leitos de UTI e semi-intensiva e politrauma.

Investimentos

Além de equipamentos hospitalares, a SES-AM tem investido ainda para a ampliação de outros itens que compõem o parque tecnológico das unidades de saúde. Em dezembro de 2021, o Governo do Amazonas entregou ao Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) 30 novos computadores para a renovação dos eletrônicos até então utilizados no local. Os equipamentos foram instalados na recepção, na área administrativa e nas três UTIs.

Desde junho de 2021, a SES-AM entregou mais de 500 computadores às unidades de saúde do Estado.

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM 

Pular para o conteúdo