DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Aberta a votação popular da Olimpíada Restaura Natureza, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil

Evento vai escolher os melhores projetos de restauração de ecossistemas desenvolvidos por estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país

Quer conhecer e escolher os melhores projetos de restauração de ecossistemas produzidos por estudantes brasileiros? Agora todos podem votar nas ações restauradoras desenvolvidas por estudantes e professores de todo o Brasil que concorrem na categoria Voto Popular da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil – organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país.

Os 194 projetos relacionados à restauração de ecossistemas que estão sendo submetidos à votação popular foram realizados pelos grupos escolares inscritos na Segunda Fase da olimpíada, encerrada no dia 6 de maio. Inscreveram-se para a Segunda Fase 5.975 estudantes de todas as regiões brasileiras, acompanhados por 565 professores. Já na Primeira Fase, 100% digital, participaram 7.424 estudantes de 25 estados brasileiros e Distrito Federal.

“A quantidade e a qualidade dos projetos apresentados nesta primeira edição da Restaura Natureza são uma paisagem inspiradora do quanto as comunidades escolares já são uma força poderosa na restauração de ecossistemas. É emocionante ver que muitas das ações incorporaram conceitos técnicos ainda pouco conhecidos no ambiente escolar e até fora dele”, afirma Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza. 

Muvuca com sementes do Cerrado (c) Thamires Santiago WWF-Brasil

Até o dia 25 de maio, qualquer pessoa poderá votar, apenas uma vez, nos seus dois projetos preferidos. Cada voto recebido pelo grupo como melhor ação restauradora valerá 1 ponto. A ordem dos projetos apresentada nesta página é aleatória e muda constantemente a cada visualização. Na categoria Voto Popular, os pontos da Primeira Fase de cada grupo serão somados aos pontos obtidos na votação. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Voto Popular serão vencedores.

Categoria Comissão Julgadora

As ações restauradoras dos grupos participantes também serão analisadas pela Comissão Julgadora da Restaura Natureza, formada por especialistas convidados e do WWF-Brasil. Eles vão atribuir pontos em cinco eixos, contabilizando o total de até 900 pontos para cada ação. Esses pontos serão somados aos pontos obtidos pelo grupo na Primeira Fase. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Comissão Julgadora serão vencedores – e uma mesma escola pode vencer tanto na categoria Voto Popular como na categoria Comissão Julgadora.

Restauração na Bacia do Descoberto DF Cerrado 2 (c) Thamires Santiago WWF-Brasil

Os critérios de avaliação da Comissão Julgadora são engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Pontos feitos na Primeira Fase também serão considerados no resultado. “Cada projeto será analisado minuciosamente por jurados da Comissão Julgadora, pois há muitos detalhes que serão considerados na avaliação”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil e um dos membros da Comissão. No site da Restaura Natureza é possível conhecer os detalhes dos critérios.” No site da Restaura Natureza é possível conhecer os detalhes dos critérios.

Os vencedores das categorias Voto Popular e Comissão Julgadora serão divulgados no dia 04 de junho de 2022.

“Ficou claro para nós que muitos grupos estavam fortemente engajados em seus projetos, dedicados não só a vencer a competição, mas também em promover uma ação que pudesse beneficiar a comunidade e o seu entorno. Eles não só aprenderam conceitos importantes como inovaram e construíram projetos que deixam legados”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. “No fim das contas, essa é uma competição em que todos ganham”, acrescenta.

Mudas brotando Assoc Ambiental Copaíba SP (c) Adriano Gambarini WWF-Brasil

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. A iniciativa também tem parceria institucional com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o programa Criativos na Escola, do Instituto Alana.

Conta também com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica.

Pular para o conteúdo