AMAZONASDESTAQUESEGURANÇA

David Almeida assina acordo técnico com a PF para a concessão de porte de armas aos guardas municipais

Acordo com a Polícia Federal inclui além das aulas de tiro, o teste psicotécnico, para que os guardas municipais possam então ter o direito de portar uma arma de fogo

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou a primeira semana de abril com a conclusão do Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal para a concessão de porte de arma funcional para a Guarda Municipal, algo inédito para o serviço que já tem 72 anos.

O documento foi assinado pelo prefeito David Almeida e pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, o delegado federal Leandro Almada, dando continuidade ao processo de formação da nova Guarda Municipal.

 “Hoje a nossa guarda não pode exercer aquilo que é a sua missão, que é a defesa do patrimônio público e do cidadão. E ela não pode fazer isso porque a criminalidade está melhor equipada, então esse acordo que estamos fazendo hoje com Polícia Federal, que é uma instituição respeitadíssima do nosso país, é uma forma que a gente tem de proporcionar ao agente melhores condições de trabalho e principalmente uma forma de promover a valorização dessa guarda”, destaca David Almeida, reforçando na sequência que a cidade precisa ter condições de defender o cidadão e o patrimônio público.

Para o secretário Sérgio Fontes, o momento é um marco não só na gestão municipal, mas principalmente na história da Guarda Municipal de Manaus, uma vez que ela era uma das poucas capitais do Brasil sem armamento letal.

“O armamento da guarda é uma promessa de campanha do prefeito que agora está sendo cumprida, mas mais do que isso, ela é um marco na história dessa guarda, que tem 72 anos, mas que agora de fato está iniciando o seu trabalho. Esse acordo vem para mudar a forma como a guarda é vista pela população, já que ela passa a atuar como um braço amigo da segurança pública”, afirma Fontes.

O acordo com a Polícia Federal inclui além das aulas de tiro, o teste psicotécnico, para que os guardas municipais possam então ter o direito de portar uma arma de fogo.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo