DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Agricultores familiares indígenas de Amaturá participam de curso de boas práticas na avicultura

Curso abordou desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e chegada de animais, medidas de biosseguridade até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica

Cerca de 35 agricultores familiares indígenas da etnia Tikuna, no município de Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões, concluíram o curso sobre boas práticas na avicultura, promovido por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com objetivo de estimular a criação de aves para corte e produção de ovos.

A atividade foi ministrada pelos zootecnistas e técnicos da Gerência de Apoio à Produção Animal do Idam, André Ferreira Silva e João Marcos Miranda.

“Durante o curso foram abordados tópicos desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e chegada de animais, medidas de biosseguridade até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica. Além disso, os participantes vivenciaram, na prática, os trabalhos realizados em aviários da região”, explica o coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam, André Ferreira Silva.

Segundo a cacique Juliana, o curso foi muito bom, pois possibilitou conhecer muito sobre a avicultura e a comunidade nunca teve um curso assim. “Nós agradecemos por tudo que o Idam tem feito por nós, pois é uma gratidão muito grande ter um curso como esse, trouxe um bom conhecimento sobre como criar galinhas. Esperamos que agora a gente consiga produzir muito mais ovos’’, afirma, confiante, a líder da comunidade Tikuna, cacique Juliana.

Durante a capacitação, os participantes adquiriram os conhecimentos fundamentais para a criação de aves de corte, postura e caipira, o que vai possibilitar, de acordo com os técnicos, que eles consigam aumentar a produção, por meio da elaboração do plano de trabalho da atividade, assim como o controle econômico da produção através de cálculos e ferramentas de gestão na criação de aves em escala comercial.

O gerente da Unidade local do Idam em Amaturá, Darney Nunes Figueiredo, é enfático ao afirmar que os conhecimentos obtidos trarão melhorias na qualidade de vida dos produtores, visto que a partir das técnicas aprendidas poderão investir em um novo negócio.

’’O conhecimento adquirido fará a diferença na vida de quem se empenhou e aprendeu. Parece pouco, apenas três dias, mas foram dias produtivos, de aquisição do saber técnico que dará suporte ao empreendedorismo no ramo da avicultura ’’, afirma o gestor.

Fotos: Divulgação/Idam

Pular para o conteúdo