DESTAQUEPOLÍTICA

Wilson Lima entra para União Brasil e vai disputar reeleição pelo partido com a maior bancada na Câmara

Mudança ocorre durante a vigência da janela partidária, prazo no qual parlamentares podem trocar de legenda sem perder o mandato. Ingresso do governador deve atrair muitos parlamentares para legenda

O governador do Amazonas, Wilson Lima, não pertence mais aos quadros do Partido Social Cristão (PSC), partido pelo qual se elegeu em 2018. Desde a noite de quarta-feira (09/03), ele faz parte do União Brasil, partido nascido em 2021, da fusão entre o Partido Social Liberal e o Democratas, que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados e, consequentemente, o maior orçamento do fundo partidário para as eleições deste ano.

Na chegada à nova casa, Wilson Lima foi recebido pelo secretário-geral da legenda, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM) e pelo presidente do diretório estadual da sigla no Amazonas, o ex-deputado federal Pauderney Avelino, secretário municipal de Educação.

“A partir de hoje estou me filiando ao União, para que a gente possa ajudar na construção desse projeto que é um projeto importante para o Brasil e também para o Amazonas. Agradeço também ao PSC, partido que abriu as portas para nosso projeto político, por todo apoio e parceria. Vamos em frente”, declarou.

A ida para o União Brasil tem grande impacto na campanha à reeleição do governador Wilson Lima. Além de aumentar as chances de uma aliança política com o prefeito de Manaus, David Almeida, deixa o principal opositor dele no processo, o ex-governador Amazonino Mendes, com uma opção a menos de legenda para disputar o pleito.

Com 78 deputados federais, o União Brasil é o partido com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Em outubro de 2021 as duas agremiações aprovaram a junção e o registro foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano. O presidente nacional da sigla é Luciano Bivar.

De acordo com dados publicados no site da Câmara dos Deputados, depois do União Brasil, o partido com maior representação na Casa é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 56 deputados. Na sequência, vem PP, PL e PSD, completando a lista das cinco maiores legendas.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo