COVID-19DESTAQUE

Reforço na estratégia de vacinação eleva para mais de 70% o percentual de imunização contra covid-19 em Tefé

Equipes da SES e da Fundação de Vigilância em Saúde reforçaram o trabalho realizado pela prefeitura da cidade e o resultado é que o município está a 11 dias sem registrar novos casos da doença

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), estão no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), apoiando as ações de vacinação contra covid-19 e o resultado alcançado até aqui é que o município ultrapassou, nesta quinta-feira (10/03), a marca de 70,4% da população com o ciclo vacinal completo, sem contar completou 11 dias sem registrar novos casos da doença.

Nesta quinta, teve mutirão na Praça Remanso do Boto, no Centro da cidade, até as 16h. A área foi escolhida de forma estratégica por estar mais acessível à população. Quatro equipes de vacinadores se revezaram atendendo o público a partir de 12 anos de idade.

“A intensificação da vacinação é feita por determinação do governador Wilson Lima para que mais pessoas possam estar imunizadas contra a covid-19. Percebemos que a população aderiu à vacina, o que contribuiu para os índices atuais de destaque no ranking dos municípios com mais pessoas com o esquema vacinal completo”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, que cumpre agenda no município.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é a principal estratégia para o controle da pandemia da Covid-19. “Precisamos avançar neste controle, principalmente em municípios com baixa cobertura vacinal”, reforça Tatyana.

Proteção

O agricultor Pedro Marinho Nogueira, de 58 anos, recebeu a primeira dose da vacina. “Vou precisar viajar para Fonte Boa e tive que tomar. A vacina é uma proteção para mim e para minha família. Meus filhos que moram aqui em Tefé me incentivaram, eles já tomaram a vacina e eu também tinha que tomar”, disse.

A autônoma Arinete Gonçalves Ramos, de 27 anos, aproveitou a ação em Tefé para colocar o esquema vacinal em dia. Ela tomou a segunda dose. “Antes eu ficava com medo de tomar a vacina, agora vi que é preciso e procurei logo tomar a primeira e a segunda dose. Também incentivando meus filhos que também estavam com medo. Eu tinha medo e passava isso para eles. Agora eles já tomaram e estão indo para a escola protegidos”, afirmou.

Com o apoio do governo do Amazonas, além de ter 70,4% da população com o esquema vacinal completo, o número de pessoas imunizadas com a primeira dose chega 85,3%. Com isso, o município se tornou o segundo município do interior do estado com o maior índice de vacinados. Apuí lidera o ranking, com 84,8% de cobertura para esquema vacinal completo.

A média diária de aplicação de doses é de 400 por dia, em Tefé. Nesta quinta-feira, todas as nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão funcionando, das 7h às 11h e das 13h às 17h, sendo sete na área urbana do município, além das comunidades rurais Caiambé e São Francisco e áreas indígenas.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos de idade devem ser levadas para a vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O município já alcançou 80% de cobertura para esse público, com 4.843 doses aplicadas. A estimativa é que a população dessa faixa etária seja composta por 6 mil crianças.

Fotos: Ana Maria Reis/SES-AM

Pular para o conteúdo