DESTAQUESAÚDE

Saúde da mulher vai além das questões biológicas e reprodutivas, afirma especialista

Em live, a partir das 19h, desta terça-feira, no Instagram da Unimed Manaus e do Sistema OCB-AM, a ginecologista e obstetra Danielle Monteiro Fonseca da Silva trata sobre os cuidados com saúde, bem-estar e qualidade de vida das mulheres

Guerreira, uma fortaleza, um ser de luz. Alguém que cuida dos seus, da vida dos outros, dos filhos, do marido, do namorado, dos pais, da família. Um ser que nunca perde a força e a esperança. Os adjetivos usados para definir a mulher, além de uma homenagem, por conta da data especial – Dia Internacional da Mulher – são da médica ginecologista e obstetra, Danielle Monteiro Fonseca da Silva, da Cooperativa Médica Unimed Manaus.

Mas, para que “esse ser, tão maravilhoso e especial”, viva em plenitude, precisar ter saúde. Realizar, pelo menos uma vez ao ano, exames preventivos em relação câncer de colo de útero, de mama, exames laboratoriais, deve realiza exercícios físicos, se alimentar bem, para ter uma vida plena.

Nesta terça-feira (08/03), esses e outros aspectos da saúde integral da mulher serão tratados pela médica, durante uma live, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Cooperativa Médica Unimed Manaus e o Organização das Cooperativas do Amazonas (Sistema OCB-AM). A live, que começa às 19h, com transmissão pelo perfil no Instagram da Unimed Manaus (unimed.manaus) e da OCB-AM (sistemaocbam), terá como moderadora Heline Maia.

“Será um momento para falar sobre a saúde da mulher, dicas, cuidados e prevenção doenças”, define a mediadora, representante do Sistema OCB-AM.

Danielle afirma que, mesmo com um cotidiano mais atribulado, dar atenção ao seu bem-estar e à qualidade de vida faz toda a diferença. Além de aumentar a expectativa de vida e melhorar o seu dia a dia, traz dignidade e cidadania.

Ela reconhece que o atendimento integral as mulheres, com acolhimento de suas demandas e necessidades e a garantia do acesso de forma fácil, ao sistema de saúde, seja público ou particular, ainda é um desafio que no Brasil. Tradicionalmente, a prioridade tem sido o cuidado da mulher no campo da saúde reprodutiva, com foco na atenção ao pré-natal e parto. E, mais recentemente, os cuidados com a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, vacinas específicas, dentre outros.

Cuidar do corpo, por exemplo, muitas vezes é entendido como mera vaidade, quando na verdade, é uma medida preventiva importante, para prevenir doenças como diabetes, que atinge 7,7% da população adulta brasileira e, as mulheres apresentam maior percentual de diagnostico com 8,1%, do que em homens 7,1%. Além disso, as mulheres apresentaram uma incidência de obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens, 18,7%.

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar doenças. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada a uma ingestão menor de gordura, ajudam a ter uma vida mais sadia.

Da mesma forma que, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são recomendações que ajudam a prevenir contra essa e outras doenças.

“É importante se atentar para dieta e fazer sempre uma atividade física, isso começa na infância que isso é o que vai prevenir algumas doenças quando ela chegar em uma idade maior. Vale lembrar que as principais causas de mortalidade na mulher são as doenças cardiovasculares e prevenção é praticar atividade física e fazer vistas ao profissional de saúde para avaliação”, observa Danielle Silva.

Especialista em genecologia e obstetra, a médica chama atenção para o planejamento reprodutivo. Destaque que esse é um importante recurso para a saúde das mulheres, que contribui para uma prática sexual mais saudável, possibilita o espaçamento dos nascimentos e a recuperação do organismo da mulher após o parto, melhorando as condições que ela tem para cuidar dos filhos e para realizar outras atividades.

Danielle Silva destaca a importância dos métodos contraceptivos. O uso do preservativo não serve somente para evitar gravidez. É fundamental utilizá-los para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

E, principalmente em tempos de pandemia, a médica considera de extrema importância, ampliar o olhar para a saúde mental das mulheres. Segundo ela, a busca do bem-estar é necessária para lidar com a complexidade do dia a dia.

“É importante que a mulher, esteja ela na condição de mãe, esposa, filha, viva em ambientes apoiadores, ambientais que permitam aumentar a sua capacidade de bem-estar”, recomenda.

Pular para o conteúdo