DESTAQUETOCANTINS

Governo do Tocantins articula ajuda federal para atender populações impactadas pelas enchentes no Estado

Das 139 cidades do estado, que está em situação de emergência, 35 foram severamente afetadas pelas cheias provocando graves impactos sociais e econômicos, especialmente em comunidades quilombolas e indígenas

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Defesa Civil e Secretaria da Saúde, reuniu-se com a equipe da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania para tratar das ações de apoio às populações impactadas pelas enchentes no Estado. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (04/03) na sede do Corpo de Bombeiros do Tocantins e na Setas.

Participaram do encontro o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma; o secretário da Setas, José Messias de Araújo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), Coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, representantes da secretaria de Saúde e técnicos da Assistência Social da Setas.

O secretário José Messias Araújo detalhou as ações da Setas e enfatizou as parcerias com a Defesa Civil e Saúde estadual, em atendimento às necessidades das populações impactadas. “Precisamos nos dar as mãos e estamos alinhados para podermos atender a todas as demandas em tempo hábil”, ressaltou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO) detalhou as ações de atendimentos aos quilombolas e indígenas, enquanto a equipe da Saúde estadual citou as dificuldades em atender a população com água potável, medicamentos e vacinas.

Após se informar sobre as ações promovidas, o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma, disse que “embora a situação no Estado seja de muita tristeza, observamos que os vários órgãos estaduais e federais se unem, centralizando a força de modo a dar uma resposta imediata a essas populações atingidas”.

Visitas ao Cras

Antes de iniciar o encontro, as equipes visitaram o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no setor Aureni III. Na ocasião a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia do Amaral, apresentou a equipe e relatou o desenvolvimento dos equipamentos do Centro.

Situação de emergência

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou na situação de emergência no âmbito do Estado em razão de enchentes, inundações e alagamentos. O Decreto nº 6.385 de Situação de Emergência segue em conformidade com a Codificação Brasileira de Desastres.

Com a publicação do decreto fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, sob o gerenciamento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), para atuarem nas ações de resposta ao desastre, de reabilitação e reconstrução do cenário. Já nas ações de assistência social, a coordenação fica sob o comando da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo