Dr. Euler RibeiroMOMENTO SAÚDE

Conscientização e prevenção são as principais armas contra a dengue

Dengue é uma doença febril grave causada por um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Todo mundo pode sofrer com a doença, mas pessoas mais velhas e/ou que tenham problemas crônicos (diabetes, hipertensão, por exemplo) correm mais risco de complicações.

A doença, além dos sintomas clássicos (febre, enjoo e dores no corpo), pode envolver sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos, a ponto de levar à morte. Esse é o tema do Momento Saúde desta quarta-feira (02/03), com o doutor Euler Ribeiro. Vamos saber mais sobre a dengue e porque ela é tão perigosa.

Dados epidemiológicos consolidados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam que o número de casos de dengue reduziu em 46,26% no Amazonas, no comparativo entre a primeira etapa dos períodos sazonais (outubro a janeiro) dos últimos dois anos, que coincide e integra o tempo de maior ocorrência de chuvas no Amazonas (outubro a maio).

Apesar da redução de casos de dengue, o doutor Euler Ribeiro, alerta que é preciso manter os cuidados, principalmente, nesse período de chuvas. Se proteja com repelente, mas, o mais importante, aumente os cuidados para evitar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

Pular para o conteúdo