DESTAQUEECONOMIA

Prefeito David Almeida reúne políticos e representantes da indústria e do comércio em defesa da ZFM

Objetivo é definir uma estratégia de atuação para reverter o decreto do governo federal que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar o modelo

O prefeito de Manaus, David Almeida, vai se reunir nesta segunda-feira (28/03), a partir das 10h, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus, com parlamentares da bancada federal, os presidentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam-AM), da Câmara Municipal (CMM), da Associação Amazonense de Municípios (AAM), da Ordem dos Advogados do Brasil, além de representantes da indústria e comércio, para traçar um plano de ação em defesa do modelo Zona Franca de Manaus.

“O objetivo é sair da reunião com um plano definido para defender a Zona Franca de Manaus. Vamos buscar primeiro o diálogo com o governo federal. Porém, estamos dispostos a, se necessário for, irmos até o Supremo Tribunal Federal para defender o modelo que gera mais de 100 mil empregos e mantém 96% da nossa floresta preservada”, afirma o prefeito.

David Almeida, iniciou um movimento em defesa do modelo menos de 24 horas após a publicação do Decreto nº 10.979 do governo federal que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar a Zona Franca de Manaus (ZFM). A decisão do Ministério da Economia fere de morte a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas.

David já manteve contato com os senadores Omar Aziz e Plínio Valério, o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos, os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Além dos presidentes da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, da CMM, vereador David Reis, da AAM, prefeito de Manaquiri, Jair Souto e da OAB, Alberto Simonetti.

“Estou ligando pessoalmente para cada parlamentar e representantes das indústrias do nosso polo. O momento não é de protagonismo, mas de união de esforços da classe política, empresarial e da sociedade civil organizada”, afirmou David.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Pular para o conteúdo