DESTAQUEINFRAESTRUTURAMANAUS

David Almeida destaca importância do programa ‘Mais Distrito’ para desenvolver a cidade e incentivar o turismo

Programa prevê uma série de intervenções com o objetivo de transformar o Distrito Industrial e o seu entorno, incluindo a reurbanização do bairro, instalação de praça, museus e Truck Park BR-319

A prefeitura de Manaus montou uma exposição do hall de entrada da sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para apresentar aos conselheiros da autarquia, autoridades e representantes de órgãos federais e de governos da Amazônia Ocidental o programa “Mais Distrito”, concedido com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, humano, social e sustentável da cidade e do distrito industrial de Manaus.

Enquanto equipes de diversas secretarias municipais se reversavam nas explicações aos visitantes da exposição, no auditório da autarquia, onde acontecia a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), o prefeito de Manaus, David Almeida, destacava em seu discurso, a importância do “Mais Distrito”, que está sendo executado em parceria com a Suframa, para o desenvolvimento da cidade e incentivo ao turismo.

“Nosso objetivo é fomentar mais negócios, oportunidades, sustentabilidade, e faremos isso mudando o eixo turístico da cidade. Nossa ideia é trazer de volta as famílias e os turistas para o calçadão da Suframa. Precisamos nos unir pelo bem do modelo e por sua continuidade, pois é ele quem mantém nossa floresta de pé”, afirmou David Almeida.

Na ocasião, o prefeito também destacou as parcerias firmadas com a Suframa, desde o início de sua gestão, que resultaram na reconstrução de 50 quilômetros de ruas do Distrito Industrial e a revitalização das principais rotatórias das vias.

“O maior programa de preservação ambiental da história do mundo é o modelo Zona Franca de Manaus. Nós somos exemplo para o Brasil e para o mundo de como se preserva. Manaus ocupa a 6ª economia do país e tendo a zona franca como propulsora e fonte indutora de negócios e faturamento. Estamos completando 55 anos desse modelo de desenvolvimento e avançamos muito. Manaus é uma cidade de primeiro mundo, da porta da fábrica para dentro, e agora nós queremos uma nova realidade. As ruas do distrito estão como nunca estiveram antes, e vamos avançar cada vez mais”, destacou o chefe do executivo municipal.

O superintendente da Suframa, coronel Algacir Polsin destacou s parcerias com a prefeitura que resultam em melhorias para o Distrito Industrial.

“As pessoas veem a diferença de como era o Distrito. Com essas ações de revitalização, asfalto, paisagismo, nós temos orgulho de trazer as pessoas até o distrito. A prefeitura apresentou uma ideia bastante elaborada e ampliada, evoluindo para a preservação da nossa história, por meio de um Museu da Indústria”, elogiou o superintendente.

Mais Distrito

O programa prevê uma série de intervenções, projetadas arquitetonicamente, com o objetivo de transformar o Distrito Industrial e o seu entorno, com o Truck Park BR-319; a praça e o Museu da Indústria; a arena de Robótica; e a reurbanização do bairro, incluindo um parque linear temático, viabilizando o desenvolvimento do turismo, cultura, tecnologia, sustentabilidade e negócios.

Fotos: Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom

Pular para o conteúdo