CIDADANIA

Jovens da periferia de Manaus produzem “Jornalzine do Monte” onde relatam realidade vivida na comunidade

Ciclo de oficinas do Projeto “Jornalzine do Monte” termina nesta sexta-feira (25/02), após as oficinas, os participantes devem produzir fanzine com lançamento previsto para o dia 31 de março

Acontece nesta sexta-feira (25/02), a última oficina do projeto “MURAL – Jornalzine do Monte”, idealizado pelos professores Rojefferson Moraes, Valéria Vasconcelos, Robson Duarte e Tayane Silva. Desta vez, o responsável por conduzir a oficina de “Produção de Fanzine” a 30 crianças e adolescentes da comunidade Monte das Oliveiras será o escritor Aiub Serrão. A atividade é realizada no Coletivo Comunitário Soul do Monte, localizado na Rua Jaquetiba, 73, Monte das Oliveiras

Durante o mês de fevereiro, foram realizadas outras quatro oficinas com os temas: Gêneros Textuais, Produção Textual, Escrita Criativa, Conhecendo o Fanzine. Agora, o projeto segue para a segunda etapa de atividades, que se concentra na entrevista dos moradores mais antigos e produção de um jornalzine com lançamento previsto para o dia 31 de março. O material será distribuído nas escolas onde estudam as crianças e adolescentes que participaram das oficinas.

Segundo o professor Rojefferson Moraes, o projeto tem como principal objetivo estimular o sentimento de pertencimento, além de oportunizar a experiência no processo de pesquisa.

“As oficinas têm sido uma ótima oportunidade para visualizarmos habilidades e competências dessas crianças e assim pensarmos de que modo podemos aproveitar a potencialidade dessas crianças em outras atividades. Além disso, chama a atenção a maneira como as 30 crianças e adolescentes participantes têm se mostrado empolgadas com as atividades das oficinas. ” 

Concepção

Criado durante as atividades do curso “Se Esse Patrimônio Fosse Meu – Educação Patrimonial e Pertencimento”, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs de Minas Gerais, em parceria com o Coletivo Comunitário Soul do Monte, o Projeto “Mural – Jornalzine do Monte” foi contemplado pelo edital “Manaus Faz Cultura”, promovido pelo Concultura por meio da Manauscult, com apoio da Prefeitura de Manaus, e surgiu da necessidade de retirar crianças e adolescentes do ócio e envolvê-los no processo de resgate dos quase trinta anos de história do bairro Monte das Oliveiras através do registro de relatos dos moradores mais antigos da comunidade.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo