CULTURA

Fredd Lima traz experimentos urbanos em novo videoclipe que será lançado no início de março

Em parceria com o fotógrafo mineiro Inácio Cabral, o artista amazonense lança o projeto audiovisual “Eu Desisti” que, segundo próprio autor, traz um “estado de poesia e rebeldia”

A rua, o caos e o movimento marcam presença no novo projeto audiovisual do cantor, ator, compositor e produtor Fredd Lima. Fruto da primeira parceria com o poeta, performer, artesão e fotógrafo mineiro Inácio Cabral, a obra “Eu Decidi” conta com imagens realizadas a partir de experimentos urbanos em uma das principais vias do Rio de Janeiro e está prevista para ser lançada no início do próximo mês nos canais oficiais de Fredd (Instagram e Youtube).

Autor de projetos audiovisuais que sempre trazem como inspiração o tropicalismo (movimento cultural brasileiro que sacudiu o ambiente da música popular entre 1967 e 1968), como nos clipes das faixas “Minhas regras, meu corpo” e “Tesão Caetano”, Fredd explica que a nova obra traz um “estado de poesia e rebeldia”.

“Na minha estética, o movimento tropicália é muito presente. E a música ‘Eu Decidi’ [cujo trecho já foi solto em setembro de 2021 no Instagram de Fredd] já começa causando uma certa tensão, com referências eletrônicas e afro. Ela fala sobre libertação. É um pisão na porta: ‘ou é agora ou nunca’. Como compositor, ator e produtor das minhas próprias obras, eu acredito que esse é o momento de começar a falar o que é preciso e de expor o grito da nossa alma. É o momento de arriscar e de escrever a nova história da cultura popular brasileira”, pontua.

Feito de forma independente, o novo trabalho musical é produzido por Yuri Benech e Rodrigo Cavalcanti, dois agitadores da cultura carioca que têm auxiliado o artista amazonense em sua residência na Cidade Maravilhosa – local que se tornou seu novo lar há três anos. “Essa experiência de troca com eles está sendo muito importante pra mim, pro meu crescimento, pra minha arte e pro meu olhar como artista pro mundo”, destaca.

Corpos em risco

O olhar sobre a rua e o movimento trouxe muitas inquietações ao processo criativo de Fredd. De acordo com ele, que também é bastante conhecido por suas articulações na cena teatral, o videoclipe de “Eu decidi” é resultado de intervenções artísticas produzidas em uma rua de intenso movimento na capital do estado homônimo. Tanto ele quanto Inácio colocaram seus corpos em risco para dar luz ao caos.

“A rua é um lugar de protesto e o palco do artista independente. Além disso, é onde as pessoas tinham anseio de estar durante a pandemia e, ao mesmo tempo, medo. Então, eu e Inácio passamos a experimentar coisas na rua, a partir das nossas reflexões sobre o caos que há dentro de nós e sobre o que reverberou da pandemia na gente e nas nossas criações. Com roupas não cotidianas, nós nos colocamos em risco enquanto os carros passavam. Foi uma experiência bastante interessante sobre pensar no caos. Quando esse caos acontecia, notamos que havia uma certa preocupação, um cuidado por parte dos motoristas”, explica.

Por sinal, foi na rua que o encontro de Fredd e Inácio aconteceu. Em sintonia com o amazonense, o multiartista mineiro afirma que foi bastante especial e natural a forma como eles se ‘toparam’, já rendendo frutos em suas carreiras. “A gente tem uma visão bem parecida. Ele me ensina muito e eu ensino muito a ele. No dia do nosso encontro, nós começamos a dançar no meio da rua, a nos expressar por meio dos movimentos”, detalha.

Inácio espera que o projeto ocorra da forma mais natural e fluida e faça as pessoas refletirem. “É muito importante quando a gente se coloca de forma vulnerável e deixa nosso corpo se expor da forma mais nua e crua. O que a gente espera é que a nossa mensagem sirva para as pessoas decidirem pra onde pretendem ir dentro de todo esse cenário de caos que nos encontramos e considerem a importância de nos reconectarmos com nossa essência”.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo