COLUNASDr. Vicente LopesMOMENTO SAÚDE

Apesar da pandemia, grávidas devem e precisam seguir com o pré-natal

Vicente Lopes de Souza (*)

Consultas presenciais de pré-natal devem ser mantidas, desde que haja o mínimo de segurança para as mulheres. Esse é o tema do Momento Saúde desta quarta-feira (16/02), com o médico ginecologista e obstetra, Vicente Lopes.
Segundo ele, tomando todas as medidas preventivas, ou seja, distância segura de outras pessoas (pelo menos um metro), uso de máscara em público (especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico), uso do álcool em gel e, principalmente, estar com o esquema vacinal em dia, dá e precisa seguir com o pré-natal.
Agora, se você, grávida, apresentar sintomas de gripe ou outras doenças respiratórias, a recomendação é procurar atendimento médico assim que possível. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido poderá iniciar o tratamento adequado e assim, resguardar tanto a vida da mãe, quanto a do bebê.
Em caso de diagnóstico positivo de covid-19 ou Influenza, outra medida importante é adiar suas consultas e exames, mas é importante que a decisão seja compartilhada com o seu médico, inclusive para que você seja orientada sobre o reagendamento, de maneira que a postergação não traga prejuízos ao seguimento do pré-natal.

*Vicente Lopes de Souza é médico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde 1987 e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), há mais de 30 anos.

Pular para o conteúdo