CIDADANIADESTAQUE

Unidade da Fazenda Esperança que assiste mulheres em situação de dependência química terá energia solar

Kit gerador de energia solar será adquirido com recursos repassados à entidade, pelo governo do Amazonas, por meio de edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS)

A Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Irmã Cleusa Rody, localizada no quilômetro 14 da BR-174, ramal Cláudio Mesquita, quilômetro 2, s/n, zona rural de Manaus, entidade que acolhe, trata e reabilita mulheres em situação de dependência química, agora passará a fazer uso de energia solar.

Um kit gerador de energia solar fotovoltaico de 36,9 KWP, no valor de R$ 149.780, foi adquirido pela instituição por meio de edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do governo do Amazonas.

De acordo com Dom Mário Pasqualotto, cofundador da entidade, explica que, com o equipamento adquirido, a Fazenda da Esperança vai pôr em prática um projeto que tem como finalidade reduzir os custos com energia, gerando economia para a instituição e, assim, impulsionar o desenvolvimento de habilidades na área de corte e costura e/ou bordado, contribuindo para a reinserção social das acolhidas do programa terapêutico.

Além dos equipamentos, também foram entregues para as crianças das mães acolhidas pela instituição, latas de leite e fraldas descartáveis que foram arrecadados na “Corrida dos Imunizados” pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) para instituições cadastradas pelo o FPS que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.

A secretária-adjunta do FPS, Erika Meireles, participou da entrega das doações e fez questão de destacar o empenho e compromisso do governador Wilson Lima e da primeira-dama Taiana Lima, com as ações do órgão.

Dom Mário Pasqualotto destacou a importância do apoio governamental para continuidade da Fazenda Esperança.

“Toda a ajuda que vem do governo do Estado é muita bem-vinda, principalmente desta atual gestão que está sendo a que mais ajudou a Fazenda da Esperança e, com isso, somos muito gratos ao governador Wilson Lima, que Deus abençoe a sua família. Este kit de energia solar era um sonho que hoje se realiza, com ele, teremos uma economia imensa que nos permitirá investir em outras ações dos serviços de proteção que aqui realizamos”, declarou Dom Mário Pasqualotto, representante da Fazenda da Esperança.

Daniela Carvalho, 38, amazonense, há dois meses abrigada para tratamento na Fazenda da Esperança feminina, e com ela, quatro filhos menores de idade que também foram acolhidos pela entidade, agradece aos benefícios entregues pelo Governo do Estado.

“Eu só peço a Deus que abençoe muito ao governador Wilson Lima e à primeira-dama Taiana Lima, por nos estender as mãos com este tipo de atitude, onde todas nós ganhamos. Isso me deixa feliz e cheia de gratidão, pois aqui é o lugar que venho desenvolvendo o meu tratamento e ganhando oportunidades para uma nova vida; é o lugar que me acolheu e acolheu os meus filhos com muito amor”, agradeceu, Daniela Carvalho.

Curso de capacitação

Com o equipamento adquirido, a Fazenda da Esperança irá realizar um projeto que tem como finalidade reduzir os custos com energia, gerando economia para a instituição e, assim, impulsionar o desenvolvimento de habilidades na área de corte e costura e/ou bordado, contribuindo para a reinserção social das acolhidas do programa terapêutico.

Unidade feminina

A Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Irmã Cleusa Rody, oferece serviços de proteção especial de alta complexidade e presta acolhimento, atualmente, para 23 mulheres em situação de dependência química, desenvolve trabalho de reabilitação com tratamento que tem 12 meses de duração, além de tratar o lado espiritual.

A fazenda desenvolve atividades laborais que garantem que as internas descubram novas habilidades; preparando-lhes para o retorno à sociedade e à família; dando-lhes a oportunidade de ter um meio de geração de renda ao término do tratamento, por meio das atividades laborais desenvolvidas na unidade feminina, que são as oficinas terapêuticas de corte e costura, e/ou bordados, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e capacidade produtiva,  além de realização de palestras e rodas de conversas.

Sobre o FPS

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Foto: Divulgação/FPS

Pular para o conteúdo