AMAZONASDESTAQUESUSTENTABILIDADE

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma receberá mutirão de regularização ambiental

Ação será nos dias 24 e 25 de fevereiro, para moradores e usuários da RDS, situada em uma área de alto risco de desmatamento, no município de Novo Aripuanã, a 227 quilômetros de Manaus

Os moradores e usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, no município de Novo Aripuanã, município distante 227 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, poderão realizar cadastro e regularização ambiental durante um mutirão que será promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Unidade de Conservação (UC).

O objetivo é proporcionar à população local a atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e a emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O mutirão ocorrerá na sede do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Samuel Benchimol, localizado na comunidade Boa Frente. O atendimento ao público será realizado das 8h às 16h nos dois dias.

A ação é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

“O Idam é responsável por emitir a DAP e o Cartão de Produtor Rural, então nosso objetivo é facilitar este encontro entre comunitários e o Instituto”, disse Khimberlly Sena, gestora da RDS do Juma.

Políticas públicas

A gestora da RDS explica que o Cartão de Produtor Rural e a Declaração de Aptidão ao Pronaf é uma forma do Governo identificar quem são as famílias que são produtoras rurais. Por meio deste documento, elas podem ter acesso a uma série de políticas públicas de fomento à agricultura familiar.

Já a atualização do CAR, conforme explicação da gestora, será fundamental para que a Sema reconheça quem são os moradores da UC e para que estes comunitários tenham acesso à Certidão de Direito Real de Uso (CDRU).

“Para que as pessoas tenham acesso a CDRU, o CAR precisa estar atualizado”, disse. “A atualização do CAR vai ser uma das formas da gente saber quem já está lá e quem entrou como novo morador”, acrescenta, Khimberlly Sena.

O CAR também possibilita aos moradores o acesso a financiamentos e outras políticas públicas.

Documentação

Para emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e da DAP, o comunitário deverá levar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); CPF e cartão do Bolsa Família (para quem recebe).

Também é necessário o RG e CPF do cônjuge, apenas para pessoas casadas ou sob regime de união estável.

Para atualização do CAR, é necessário levar apenas o RG e o CPF.

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Pular para o conteúdo