DESTAQUEMOMENTO SAÚDE

Da pólio à covid-19, as vacinas mudaram a história da mortalidade humana

As vacinas ajudam o sistema de defesa da pessoa a combater infecções de maneira mais eficiente, provocando uma resposta imunológica do corpo a doenças específicas. Então, se um vírus ou bactéria invadir o corpo no futuro, o sistema imunológico já saberá como combatê-lo. Esse é tema de estreia do médico Vicente Lopes*, no Momento Saúde desta semana do Portal Valor Amazônico.

Tem sido assim há séculos. As vacinas mudaram a história da mortalidade humana. Se não tivéssemos vacinas, viveríamos até os 45, 50 anos. Ou pior quantos, quantos bebês, não chegariam sequer ao primeiro ano de vida.
Foi com a vacina que vencemos a poliomielite (também chamada pólio ou paralisia infantil), a varíola (uma das doenças que mais causou mortes na história da humanidade), o sarampo, o tétano, e tantas outras doenças. E é com a vacina que vamos conter e derrotar a covid-19, quando a maioria de nós já estiver imunizada com todas as doses. Crianças e adultos.

*Vicente Lopes de Souza é médico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde 1987 e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), há mais de 30 anos.

Pular para o conteúdo