DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Amazonas sedia reunião da força tarefa dos governadores para o clima e florestas, em março

Evento, que será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, será dividido em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus, lançado na COP26 em Glasgow, Escócia

O estado do Amazonas será sede da 12ª reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que é presidida pelo governador Wilson Lima. O evento acontece no período de 16 a 18 de março de 2022, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-oeste de Manaus.

Durante três dias, governadores e funcionários públicos dos Estados e províncias da Força-Tarefa do GCF – cujos territórios abrangem mais de um terço das florestas tropicais do mundo – irão se unir aos líderes do setor privado, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, governos nacionais e organizações internacionais.

Juntos, eles destacarão estratégias e abordagens de colaboração para reduzir o desmatamento em estados e províncias de florestas tropicais e os objetivos interrelacionados de reduzir a pobreza, melhorar a subsistência, garantir direitos e proteger culturas, promover investimentos privados e construir economias baseadas em florestas com baixas emissões.

A reunião anual da Força Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP), inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia, que tem por objetivo traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, se concentrando em quatro áreas:Conhecimento, Tecnologia e Inovação; Governo e Políticas Públicas; Pessoas e Comunidades; e Finanças e Investimento.

Cada trilha destacará estratégias e soluções ousadas, e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.

Por causa da covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A Secretaria da Força Tarefa do GCF e o Governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses, para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.

O encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a Secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail secretartiat@gcftskforce.org.

Foto: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo