INFRAESTRUTURAMANAUS

Secretarias municipais atuam para minimizar alagamentos na cidade de Manaus

Além desses pontos já firmados, as secretarias se preparam para começar a atuar em outros pontos mapeados também pelo IMMU e pelos chefes de distrito da Seminf

prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Assistência Social e Cidadania (Semasc), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e Institutos Municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU), montou uma força-tarefa para minimizar os prejuízos causados pelos alagamentos nos bairros da cidade.  Em reunião na manhã desta quarta-feira (26/1), na sede da Seminf, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, os representantes dos órgãos envolvidos discutiram estratégias e pontos de atuação. O prefeito David Almeida participou da reunião de forma remota, dando as coordenadas sobre os trabalhos.

A partir desta sexta-feira (28/1), a Semulsp vai disponibilizar equipes para adentrar nas áreas de difícil acesso, onde as máquinas  da Seminf não conseguem trabalhar.

“A orientação do prefeito David Almeida é que a gente procure trabalhar de forma unificada, através dessa força-tarefa que ele criou com o propósito de minimizar esses danos e prejuízos causados no período das chuvas”, disse o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta. 

As áreas historicamente mais críticas foram mapeadas e apresentadas na reunião. Três pontos receberão os serviços nessa primeira etapa da força-tarefa. 

“Vamos começar na avenida Getúlio Vargas, no Centro, que alaga historicamente. O trabalho será na parte da noite para não prejudicar o tráfego de veículos durante o dia”, assegurou Marcos Rotta.

Depois, os serviços serão levados ao bairro São José, na zona Leste, onde uma escola sofre com alagamentos devido à implantação inadequada de uma rede de drenagem. “Vamos fazer o desvio da rede”, disse Rotta.

O terceiro ponto será na avenida Torquato Tapajós, na zona Norte, próximo ao Hospital Delphina Aziz, onde existe um trecho da via comprometido com a rede de drenagem danificada por uma ocupação irregular. 

Durante a reunião, os secretários e representantes também apresentaram áreas da zona urbana de Manaus que também serão atendidas.

“Estamos discutindo pontos onde as máquinas da Seminf não conseguem ter acesso. Nesses lugares, a Semulsp vai atuar com homens equipados e treinados para fazer manualmente a limpeza desses igarapés”, informou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Além desses pontos já firmados, as secretarias se preparam para começar a atuar em outros pontos mapeados também pelo IMMU e pelos chefes de distrito da Seminf.

“Não podemos criar a falsa expectativa de que isso vai solucionar todos os problemas de alagamento da cidade, afinal ainda temos restrições dos órgãos de fiscalização e controle para não entrarmos nos igarapés do Mindu e do Passarinho”, afirmou Rotta.

Fotos: Osmar Neto / Seminf

Pular para o conteúdo