DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Wilson Lima entrega itens para incentivar agricultura familiar e produtores de associações do setor primário

Entregas vão beneficiar 16 mil pequenos agricultores. Os municípios contemplados são Carauari, Lábrea, Novo Airão, Parintins, Boa Vista dos Ramos, Borba, Manacapuru, Itacoatiara, Codajás, São Sebastião do Uatumã, Eirunepé e Urucará

O governador Wilson Lima fez, nesta terça-feira (25/01), a primeira entrega deste ano de sementes e mudas a agricultores familiares, alevinos para piscicultores e de kits serrarias portáteis e kits seringueiro para associações e prefeituras do interior do estado. A iniciativa faz parte do programa Agro Amazonas, lançado em 2020 e coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). As entregas vão beneficiar 16 mil agricultores familiares.

O governador também lançou o Edital de Credenciamento do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) para contratação de fornecedores locais de móveis escolares para rede pública estadual de ensino. Wilson Lima destacou que o setor primário é fundamentalmente para o cumprimento de duas metas que são prioritárias para o Governo do Amazonas neste ano.

“O agro e os sistema Sepror nos ajudam a cumprir duas metas importantes que a gente vai trabalhar. Primeiro: colocar comida na mesa das pessoas que mais precisam. Nesse momento nada é mais importante do que isso. Muitas famílias perderam a capacidade financeira. E tem o segundo esteio que é fundamental também: a geração de emprego e renda. E isso a gente faz dando oportunidade a pessoas”, disse o governador.

“Isso é muito importante porque mesmo vivendo esse momento de pandemia, há esse desejo muito grande do pequeno produtor desse apoio do governo para a retomada das atividades produtivas, para que essas atividades possam voltar e gerar emprego e renda no interior”, avaliou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.

Ao todo, estão sendo distribuídas 16.411 sementes e mudas para agricultores familiares assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com investimento de R$ 5.377.000,00. A ação é feita por meio de termo de cooperação técnica entre Sepor, Idam e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) – órgãos do sistema de produção rural do Estado.

O termo contempla o repasse de sementes de hortaliças como alface, cebolinha, coentro, couve, pimenta de cheiro e sementes frutíferas de açaí, além de mudas de laranja, limão e banana.

Alevinos

Wilson Lima também entregou mais 80 mil alevinos de tambaqui para piscicultores de Manaus e da região metropolitana, ampliando o apoio à atividade que gera emprego, renda e alimentação de qualidade. Desde 2019, o Governo do Estado já distribuiu mais de 3,7 milhões de alevinos, beneficiando mais de 2,8 mil piscicultores do estado.

Kits Seringueiro

O governador também deu início à entrega de 130 kits seringueiro para duas associações que foram contempladas em edital de chamamento público da Sepror: Associação dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves (APACJG), do município de Lábrea, e Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, do município de Carauari.

Cada kit é composto por 400 tigelas de 600 ml, 400 bicas-suporte, um balde tipo bombona com capacidade de 10 litros, uma lanterna de cabeça, duas facas de sangria amazônica e um facão.

Kits serrarias portáteis

Para incentivar a produção madeireira legalizada, Wilson Lima também deu início ao repasse de 15 serrarias portáteis a 12 prefeituras de municípios que contam com associações que possuem planos de manejo florestal licenciado comunitário. Essas associações também fornecem mobiliário à rede estadual, por meio do Promove.

Os municípios contemplados são Carauari, Lábrea, Novo Airão, Parintins, Boa Vista dos Ramos, Borba, Manacapuru, Itacoatiara, Codajás, São Sebastião do Uatumã, Eirunepé e Urucará. O investimento é de R$ 823.000,50.

Promove

Ainda nesta terça-feira, o governador Wilson Lima lançou o novo Edital de Credenciamento do Promove, programa que é coordenado pela ADS. O objetivo é a contratação de entidades jurídicas, como Micro Empreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de moveleiros do Amazonas para o fornecimento de móveis escolares que atendam a padronização da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc).

O edital ficará aberto pelo período de 30 dias, a contar de sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e terá vigência de 12 meses. Os interessados poderão entregar suas propostas em meio digital ou presencialmente. O edital estará disponível no portal oficial da ADS, pela aba “Acesso à Informações – Licitações 2022”, no link http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/.

Fotos: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo