AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Governador do Amazonas se reúne com prefeitos para tratar de vacinação contra a covid-19 no interior

Em 22 municípios amazonenses, o esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população com idade igual a 12 anos ou mais. Outros nove estão com a cobertura igual ou superior a 80%

O governador Wilson Lima se reúne, nesta terça-feira (18/01), com prefeitos do interior do Amazonas para tratar de estratégias para o avanço da vacinação contra a covid-19 no estado. O objetivo do governo do Amazonas é auxiliar os municípios para aumentar a cobertura vacinal no interior.

Em 22 municípios amazonenses, o esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população com idade igual a 12 anos ou mais. Outros nove estão com a cobertura igual ou superior a 80%.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, neste momento, avançar na imunização é necessário para fazer frente ao aumento de casos da covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.

“O Centro de Testagem é importante para toda a rede de saúde, pois alivia as portas de entrada nas unidades de urgência e emergência do Estado, como SPAs e UPAs. Muitos pacientes estão procurando essas unidades para fazer somente a testagem e agora teremos na capital essa nova opção descentralizada”, afirma.

Estrutura

No Vasco Vasques serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. O local irá oferecer o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19. A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

Além do novo Centro de Testagem, o exame para diagnóstico da covid-19 é ofertado à população em 51 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), estes locais para atendimento de pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta. O estado também oferta a testagem para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.

 Foto: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo