CULTURADESTAQUE

Shopping recria espaço interativo sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, símbolo da cultura latina

Exposição é baseada no trabalho surrealista da artista, exercido na pintura, escrita e fotografia, quase sempre obras provocadoras, autorretratos e imagens que misturam as cores de um México

Sucesso de público e crítica desde o ano passado, o ‘Espaço Cores de Frida’ volta a abrir suas portas aos amantes da cultura e da arte na cidade de Manaus. A segunda edição do ambiente interativo criado pelo cenógrafo e produtor cultural João Fernandes, no Manauara Shopping, e conta com novidades, como a “sala de imersão”, um paredão de grafite e muitos espaços instagramáveis.

A primeira versão da exposição, realizada de julho a outubro do ano passado, teve dez mil visitantes, de todas as idades e estilos, como faz questão de contar o artista e idealizador do projeto, inspirada na obra de uma das artistas mais icônicas do século XX. “Eu sempre me interessei pela artista. Ela inspira muitos outros artistas, pela sua obra e também pela sua história”, afirma João.

Dona de uma criatividade ímpar e símbolo da cultura latina, a pintora mexicana Frida Khalo teve suas obras imortalizadas através da arte surrealista exercida na pintura, escrita e fotografia, quase sempre com pinturas provocadoras, autorretratos e imagens que misturam as cores de um México vibrante entrelaçado com as dores de uma vida pessoal atravessada por acidentes, desafios e por uma relação conturbada com o marido, o também famoso pintor Diego Rivera.

O Espaço

No Manauara Shopping, o espaço “Cores de Frida” contará com várias atrações que representam um pouco da vida e do cotidiano da artista, como quadros, bonecas e até um espaço imersivo, onde a voz da atriz amazonense Danielly Peinado recita discursos e poemas da artista latino-americana, que acabou também por se tornar uma figura altamente representativa da luta pela emancipação feminina e equidade de gênero.

Sobre o autor

João Fernandes, o artista curador do Espaço Cores de Frida e diretor do espaço cultural Casarão de Ideias, no Centro de Manaus, é artista plástico, cenógrafo, produtor e gestor cultural, com 20 anos de experiência em manifestações artísticas, especialmente a dança e o teatro.

Pular para o conteúdo