AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Mesmo com número de infectados em alta, Amazonas não registra aumento de mortes por covid-19

Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde aponta que a última vez que não houve óbito pela doença, em 24 horas, ocorreu no início de ano, no dia 3 de janeiro de 2022

No mesmo dia em que governo do Estado e prefeitura de Manaus intensificaram as ações para ampliar a vacinação contra covid-19 no Amazonas, com a abertura de postos de imunização nas redes supermercado e a abertura do primeiro Centro Municipal de Testagem da doença, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), confirmou o diagnóstico de 1.659 novos casos da doença, elevando para 438.856 o número de infectados da doença no estado.

Na edição do boletim divulgada o início da noite de quarta-feira (12/01), pela segunda vez neste ano, não trouxe registro de óbito nas últimas 24h. O boletim acrescenta ainda que 5.413 pessoas com diagnóstico de covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 1,23% dos casos confirmados ativos.
Dos 438.856 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira, 210.298 casos foram registrados em Manaus (47,92%) e 228.558 do interior do estado (52,08%).

Manaus tem 1.483 novos casos confirmados. No interior, os 32 municípios que têm casos novos registrados são: Beruri (37), Itacoatiara (28), Caapiranga (19), Atalaia do Norte (9), Rio Preto da Eva (8), Manaquiri (7), Tefé (6), Careiro da Várzea (5), Coari (5), Itapiranga (5), Maués (5), Parintins (5), Humaitá (4), Jutaí (4), Manicoré (4), Tabatinga (4), Codajás (3), Boa Vista do Ramos (2), Lábrea (2), Presidente Figueiredo (2), Alvarães (1), Autazes (1), Barreirinha (1), Carauari (1), Careiro (1), Eirunepé (1), Manacapuru (1), Novo Airão (1), Novo Aripuanã (1), São Gabriel da Cachoeira (1), Urucará (1) e Urucurituba (1).

Internações

Entre os casos confirmados de covid-19 no Amazonas, há 123 pacientes, internados em Manaus, sendo 89 em leitos clínicos (10 na rede privada e 79 na rede pública), 33 em UTI (3 na rede privada e 30 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

Ainda nesta edição do boletim, há o registro de 40 novas internações, 15 são gestantes/puérperas atendidas na unidade de referência do Estado, diagnosticadas positivas para doença, por meio da estratégia de testagem. Dessas, 13 foram internadas por razões obstétricas e 2 por covid-19; e desse total de 15 novas internações de grávidas, seis apresentam sintomas leves e nove estão assintomáticas

Há ainda outros nove pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 7 estão em leitos clínicos na rede privada, dois estão em UTI (um na rede privada e um na rede pública).
No boletim consta, também, que há outros 30 pacientes internados com covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Desses, 1 está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 29 em leitos clínicos.


Banco de dados

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 776.866 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 590.502.

Prevenção

Medidas preventivas contra a covid-19 – O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus SARS-CoV-2, que continua presente no Estado.

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Pular para o conteúdo