DESTAQUEEDUCAÇÃO

Maioria dos cursos de direito não aprova nem 30% dos alunos no exame da OAB

Só 5,4% têm mais da metade dos estudantes aprovados. Ao todo, 790 instituições de ensino superior que têm curso de direito foram avaliadas. A FGV Rio lidera ranking das melhores

Nove em cada dez instituições que oferecem o curso de direito no Brasil aprovam menos de 30% dos seus alunos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (Prova da OAB). O desempenho mínimo na avaliação é obrigatório para o exercício da advocacia no país.

Os dados foram tabulados pela Folha de São Paulo levando em conta a porcentagem de aprovados no exame da OAB em relação aos presentes nas provas em três anos (de 2017 a 2019). Três exames são realizados por ano.

No Amazonas, no último exame realizado, em maio de 2021, o índice de aprovação foi de 16%, o melhor resultado do Estado nos últimos quatro anos, de acordo com o presidente da Seccional da OAB no Amazonas, Fábio de Mendonça.
Ainda segundo o presidente, a OAB/AM tem incentivado as instituições de ensino a intensificar a prática forense, que consiste na introdução dos bacharéis ainda em formação no ambiente jurídico.

Avaliação

Ao todo, 790 instituições de ensino superior que têm curso de direito foram avaliadas. Isso representa todas as escolas ativas do país com pelo menos 50 presentes ao ano nos exames da ordem (que não tenham zerado na prova).
Na maioria delas (679), menos de 30% dos alunos e ex-alunos que fizeram o exame tiveram nota suficiente para passar na prova.

Uma delas é o Centro Universitário de Bauru, a 330 km da capital paulista, conhecido como Instituto Toledo de Ensino (ITE). A escola está em 122º lugar no ranking nacional da OAB (com 28,82% de aprovados no exame).

O ITE virou assunto recentemente, em abril, quando a advogada Claudia Mansani Queda de Toledo assumiu a presidência da Capes, agência federal ligada ao MEC que avalia a pós-graduação no país. Toledo era reitora da instituição, que foi criada pela sua família.

Foi lá, também, que estudou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Um número ainda menor de escolas –5,4% das instituições avaliadas– consegue aprovar pelo menos metade dos seus alunos no exame da OAB. Em 1º lugar nacional está a FGV Direito Rio (Escola de Direito do Rio de Janeiro) com 79,33% de aprovados, seguida pela USP (73,64%) e pela UFMG (73,10%).
O curso de direito tem a maior demanda nacional, passou, em 2014, o número de ingressantes de administração de empresas.

Foto:

Pular para o conteúdo