DESTAQUESAÚDE

Doação de sangue ajuda a salvar vidas de pacientes com câncer, alerta FCecon

Bolsas de sangue são muito importantes para os pacientes oncológicos durante cirurgias, radioterapia e quimioterapia, Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos, e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue

Em 2021, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) fez cerca de 7.690 transfusões sanguíneas, perfazendo uma média de 641 bolsas de sangue por mês na unidade de saúde. Esses hemocomponentes são muito importantes para os pacientes oncológicos durante cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

As bolsas de sangue são repassadas, todos os dias, pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), onde a população realiza a doação de sangue. Do Hemoam, as bolsas são encaminhadas ao Banco de Sangue da Fundação Cecon e acondicionadas para atender centenas de pacientes.

No ano de 2020, foram transfundidas 470 bolsas de sangue por mês na FCecon, que é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Já neste ano de 2021, o número saltou para 641 bolsas, em média, por mês. O aumento se deve ao ano atípico de 2020, em que, em função da pandemia de Covid-19, houve suspensão de cirurgias que poderiam aguardar um pouco mais.

Tratamento

Segundo o gerente do Banco de Sangue/FCecon, farmacêutico-bioquímico Kleber Brasil, o uso de hemocomponentes dependerá da condição do paciente. Eles passam por avaliação médica que poderá definir ou não a necessidade de transfusão sanguínea.

“Essa transfusão pode ocorrer tanto para o paciente que está na Emergência, que chega com sangramento e precisa fazer uma reposição de células sanguíneas, quanto para o paciente em quimioterapia ou paciente cirúrgico, que é a nossa maior demanda”, explica Brasil. Diariamente, 20 cirurgias são realizadas na FCecon, entre procedimentos de pequeno e grande porte.

Terapia

A própria natureza do câncer faz com que ocorra a destruição das células sanguíneas, ressalta Kleber Brasil.

“Tanto a natureza do câncer como a quimioterapia e a radioterapia podem reduzir a quantidade dessas células sanguíneas no sangue. Por isso, o médico lança mão da hemoterapia para correção de anemias, reposição de células sanguíneas, bem como para manter normal a coagulação sanguínea”, afirma.

Qualidade e segurança – Para garantir o armazenamento correto dos hemocomponentes utilizados, a Fundação Cecon possui uma cadeia de frios moderna, onde são acondicionadas as bolsas de sangue, seguindo criteriosos protocolos de segurança.

Os equipamentos são dotados de tecnologia de monitoramento que registra todo o histórico do aparelho, desde a instalação até mudanças de temperatura ou picos de energia, se houver. Os freezers também possuem alarme, que dispara caso haja uma variação fora do padrão programado de temperatura.

Doação

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos, e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. É preciso procurar o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. A doação pode ser agendada pelos números (92) 3655-0166 ou 98431-9920 (WhatsApp).

O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

Além dos pacientes com câncer, portadores de anemias graves e hemofilia e pessoas que necessitam repor o sangue perdido em cirurgias, hemorragias ou acidentes, são salvos diariamente com a doação de sangue.

Foto: Jadson Souza/FCecon

Pular para o conteúdo