COVID-19DESTAQUESAÚDE

Carreta Vacina Amazonas alcança 3,7 mil doses aplicadas em cinco dias

Um balanço dos primeiros cinco dias da Carreta Vacina Amazonas, estacionada na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro de Manaus

O secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, realizou, nesta segunda-feira (13/12), um balanço dos primeiros cinco dias da Carreta Vacina Amazonas, estacionada na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro de Manaus. A unidade móvel alcançou a marca de 3,7 mil doses aplicadas da vacina contra a covid-19, no período de 8 a 12 de dezembro.

A carreta é a nova estratégia do governo do estado e da prefeitura de Manaus para oportunizar a vacina mais próximo da população para aumentar a cobertura vacinal de 1ª, 2ª doses e da dose de reforço (3ª dose). Depois desta data, a Carreta Vacina Amazonas irá para os bairros que tenham o maior número de pessoas que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal contra a covid-19.

O secretário Anoar Samad convocou a população para comparecer ao posto de vacinação mais próximo.

“Nós estamos oportunizando a vacina mais perto da população. Nessa época de Natal as pessoas vão muito aos shoppings e ao Centro. Você que está aqui no Centro, que não tomou sua segunda dose, e a sua dose de reforço, aproveite que a carreta está aqui. Estamos com pontos de vacinação em todos os grandes shoppings, e os postos da prefeitura também estão abertos”, disse.

A Carreta Vacina Amazonas ficará instalada na Praça Heliodoro Balbi até o dia 23 deste mês, funcionando das 9h às 16h.

O vendedor Daniel Santos, de 43 anos, também reforçou o convite para a população aproveitar a oportunidade de se vacinar, os trabalhadores do Centro e todos que estão realizando suas compras de fim de ano.

“Oportunidade única de se vacinar, a gente tem uma carreta aqui no centro, a carreta da vacinação, todos estão convidados a comparecer aqui e se vacinar, o pessoal que trabalha no Centro da cidade, os lojistas, vai ter festa de final de ano, vai ter festa de natal. Não deixem de se vacinar”, comentou o lojista, que tomou a sua terceira dose.

Estratégia

A Carreta Vacina Amazonas é uma das iniciativas da Megavacinação lançada em todo o estado, que tem como objetivo elevar em mais de 20% a cobertura vacinal, principalmente em municípios onde essa cobertura é baixa. Esta ação é coordenada pela SES-AM e pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com apoio do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em parceria com os municípios, responsáveis por elaborar estratégias para levar a vacina cada vez mais perto da população.

No interior, ações de busca ativa já iniciaram, com as equipes de saúde fazendo a vacinação de porta em porta ou com a instalação de postos em locais de grande circulação nos municípios. Um dos grandes desafios é vacinar a população nas zonas rurais.

De acordo com dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas. O apoio da SES-AM reforça ainda o trabalho das equipes de vacinadores e de registradores.

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM

Pular para o conteúdo