DESTAQUESAÚDE

Moradores da comunidade indígena Parque das Tribos recebem ação de testagem no Dezembro Vermelho

Ônibus esteve na comunidade realizando os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. De acordo com a coordenação estadual, outros municípios do interior do estado devem receber o ônibus de testagem rápida ainda neste mês

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (10/12), ação itinerante de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C na comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A programação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids.

Um ônibus adaptado foi levado à comunidade indígena, que reúne cerca de 700 famílias de 35 etnias, para realização da testagem pelas equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Caimi Ada Viana. Participaram da ação, realizada pela coordenação estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, cerca de 10 profissionais da SES-AM, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

A enfermeira Priscila Siqueira, que coordenou a ação na comunidade, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para o início do tratamento. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de interromper o ciclo de transmissão de HIV, sífilis e hepatites, e também será mais rápido o início do tratamento do paciente”, destacou.

Programação

Na terça-feira (14/12), o ônibus da campanha Dezembro Vermelho estará no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). Na quarta-feira (15/12), a ação itinerante será realizada no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus, e no dia 22 de dezembro será a vez do bairro Santa Etelvina, na zona norte, receber a testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com a coordenação estadual, outros municípios do interior do estado devem receber o ônibus de testagem rápida ainda neste mês. Além das ações itinerantes, a programação do Dezembro Vermelho terá a distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos, a oferta de 165 mil testes rápidos e a inauguração de três novos CTAs.

Fotos:  Vanessa Marques/SES-AM

Pular para o conteúdo