EDUCAÇÃOTRANSPORTE

Estudante enfrenta mais de uma hora de ônibus para fazer Enem no Amazonas

Acompanhada pela mãe, jovem chegou ao local da prova com antecedência. Por causa do fuso em relação a Brasília, no Amazonas, portões abrem às 11h

A estudante Silvia Marina Corrêa, de 19 anos, enfrentou cerca de 1h30 de ônibus para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28/11), em Manaus. Ela mora no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital, e vai fazer a avaliação na Faculdade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul.

O segundo dia de provas do Enem acontece neste domingo (28/11), em todo o Brasil. Segundo o Inep, o Amazonas teve 77.578 inscritos para o Enem neste ano. No entanto, quase metade dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova, realizado no último domingo (21/11), sendo o estado que concentrou o maior número de faltosos no país.

Silvia e a mãe, a secretária Marivalda Corrêa, saíram de casa às 8h. Elas pegaram dois ônibus até chegar no local de prova cerca de 1h30 depois. Segundo elas, é importante a antecedência para poder chegar ao local com calma, sem pressa.

“Chegamos por volta das 9h30. É melhor chegar cedo que em cima da hora. Vai que você esquece alguma coisa, né? Não tem como voltar e nem pedir para um familiar trazer. Melhor vir cedo e garantir. Moramos no Tarumã. É longe e contramão”.

“Pegamos dois ônibus e, no domingo, o ônibus demora muito mais”, disse a mãe da jovem.

Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que uma dica importante é chegar ao local do exame com antecedência.

Essa é a primeira vez que a jovem está fazendo o certame. No ano passado ela estava inscrita, mas não fez a prova, pois a avó faleceu na semana do exame.

“A minha avó tinha falecido, então eu fiquei bem mal e não consegui vir. Foi um baque muito forte”.

Mãe apoia a filha

A secretária também contou que fez questão de vir apoiar a filha, afinal, acredita que a educação é a única forma de crescer na vida.

“É um passo importante na vida dela, então vim acompanhar, dar aquela força e incentivar. É preciso incentivarmos esses jovens, porque é o futuro deles. Se com o estudo já é difícil, sem o estudo você não é nada”, disse a mãe.

Por causa do fuso em relação ao horário de Brasília, no Amazonas, os alunos devem ficar atentos. Confira os horários:

Principais horários no Amazonas

  • Abertura dos portões: 11h
  • Fechamento dos portões: 12h
  • Início das provas: 12h30
  • Saída sem caderno de questões: 14h30
  • Saída com caderno de questões: 17h
  • Término das provas: 17h30

Foto: Matheus Castro/G1

Pular para o conteúdo