AMAZONASSEGURANÇA

Wilson Lima solicita envio de Força Nacional de Segurança para conter invasão de garimpeiros no rio Madeira

Trecho entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte, concentra maior número de balsas, dragas e empurradores, que se instalaram no local após especulações sobre a descoberta de ouro

O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou na tarde desta sexta-feira (26/11), que solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o envio de tropa da Força Nacional de Segurança para atuação nas proximidades da comunidade do Rosarinho, localizada no rio Madeira, entre os municípios amazonenses de Autazes e Nova Olinda do Norte.

“Solicito a possibilidade de Vossa Excelência autorizar a Força Nacional de Segurança Pública, em caráter emergencial, disponibilizar efetivo especializado, materiais e logística para auxiliar as Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas, a Polícia Federal, a Marinha do Brasil e o Ibama no enfrentamento das ações de garimpeiros na região”, diz trecho do ofício enviado pelo governador ao ministro.

Nesta área do rio Madeira há concentração de balsas, dragas e empurradores que se instalaram no local desde que se iniciaram especulações sobre a descoberta de ouro. Contudo, a extração do minério na região é ilegal.

Para dá apoio a tropa da Força de Segurança Nacional, o governo do Amazonas colocou à disposição equipes das forças de segurança e salvamento do Estado e de órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, para atuar na área. O controle e fiscalização da região está sob a responsabilidade da União.

A confirmação do pedido de presença da Força Nacional ocorre mesmo após garimpeiros, por conta própria, começarem a se dispersar da área onde estavam instalados. O objetivo do Estado é solucionar a situação, evitar o retorno dos invasores e coibir novos ilícitos ambientais.
Fronteira

Em Brasília, na quinta-feira (26/11), o governador Wilson Lima recebeu do presidente da República, Jair Bolsonaro, viaturas caracterizadas que vão fortalecer o trabalho de policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). As entregas foram realizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para 12 estados e para a Polícia Federal.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo