COMÉRCIO

Procon-AM realiza ação de orientação a lojistas e consumidores na Black Friday em shopping de Manaus

Ação foi intensificada nos últimos nove dias na capital amazonense e que se concentra no Manauara Shopping, na zona centro-sul de Manaus, em uma programação que se iniciou na semana passada

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orientou lojistas e consumidores em relação à Black Friday, data marcada por promoções em diversos segmentos do comércio e que, neste ano, acontece nesta sexta-feira, (26/11). 

A ação se concentrou no Manauara Shopping, na zona centro-sul de Manaus, em uma programação iniciada na semana passada. Ao todo, foram visitados 12 shoppings da capital amazonense desde o dia 17 deste mês. O trabalho foi realizado em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon-AM), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-ALE/AM).

Além da orientação sobre a Black Friday, as equipes do Procon-AM também fiscalizaram as lojas dos centros de compras. Além de autuar estabelecimentos por descumprimento da Lei do Troco, os fiscais também recolheram 274,6 Kg de produtos fora da validade ao longo dos nove dias de ação. Os itens foram descartados. 

Black Friday

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, explica que ainda não há como mensurar os dados de denúncias relacionadas à Black Friday, já que muitos consumidores formalizam as reclamações dias, semanas ou até meses depois da compra, a depender da data de entrega ou de vícios que os produtos possam apresentar. 

“É importante procurar o Procon-AM e registrar o ocorrido, para que o órgão possa ajudar no diálogo com a loja ou o site, por exemplo. Nos últimos anos, vemos que há uma demanda maior em relação às compras online, e voltamos a reforçar que, além da pesquisa de preço, o consumidor deve verificar se o endereço é confiável e se há avaliações positivas em relação às entregas. 

Outra reclamação constante é a de publicidades enganosas, com o famoso preço “pela metade do dobro”. Nesse caso, é importante que o consumidor tenha fotos, vídeos ou prints para embasar a denúncia junto ao Procon-AM.

As imagens e as informações podem ser encaminhadas para o e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, e os consumidores podem agendar atendimento ou tirar dúvidas pelo 0800 092 1512, 3215-4009/4012.

Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Pular para o conteúdo