Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

LEADS: CRIE BOAS IDEIAS PARA CAPTAR SEU PÚBLICO

Por Antonio Siemsen Munhoz

O começo da história

Se você quer escrever uma boa história faça com que ela: tenha a fluidez necessária; seja uma boa história e; seja de interesse do leitor ou ouvinte.  Qual a motivação dessa história? Está no fato de que desde que o mundo existe, devidamente povoado por pessoas, surgiu o interesse do comércio entre elas. Uma parcela quer vender produtos ou serviços que produz (com o escambo ou troca incluída como um dos tipos de negociação. Outra parcela deseja adquirir esses produtos ou serviços. Tais elementos podem resultar de boas ideias. Alguma coisa deve ser feita para que elas sejam postas em contato. Entra em foco a pergunta como fazer isto acontecer? Tais peças de busca e captação do interesse de pessoas e os produtos e serviços são chamadas de leads. Na realidade peças que apontam para produtos que resultam de boas ideias.

Seu lead está pronto: e agora?

Um lead está nas proximidades formais do marketing digital. Ele trouxe novas ideias de empoderamento de clientes postos como centro do processo de qualquer negociação. Ele representa a busca de clientes. Ela existe e os leads, com esta ou outras grafias diversificadas passaram a existir como uma realidade palpável. O processo vem acompanhado pelos seus incomparáveis parceiros: o público que tem seu interesse despertado e; os marketeiros de plantão, perdidos nas escadarias da rede em diversas novas ideias com maiores ou menores profundezas tecnológicas.

O processo de criação

Todo este conjunto ocorre como resultado de tempestades mentais (brainstorming) e a construção esclarecedora de mapas mentais (mental maps). A partir do lançamento de algum produto tem início uma guerra sem quartel. Nos dias atuais ela é desenvolvida com maiores ou menores preocupações éticas, com alguma vantagem para esta última, considerando que vivemos no mundo dos espertos. Não são poucas as pessoas que foram diminuídas. Podemos nos referir ao epíteto que acompanhou jogador Gerson sua vida toda. A ele foi creditada a autoria da famosa lei de Gerson e a crença de que: sempre, em todas as ocasiões é importante levar vantagem em tudo.

O que se espera como produto final?

O produto final (lead direcionado) deve atingir a finalidade básica:  ter e disseminar ideias sobre como capturar o seu público, seja em maior ou menor volume. Objetivo colocado como uma das principais atividades do marketing digital. Que ele seja bem-vindo trazendo alvíssaras para os empoderados consumidores da atualidade. Muitos ainda erram e ainda seguem Henry Ford (fordismo). Este grande empreendedor também carregou um dístico para a vida inteira, ligado à sua atividade de venda de grande quantidade de carros a baixo custo, com uso da estratégia que criou o conceito da linha de montagem. Ele era conhecido por seu espírito empreendedor e ficou famoso quanto teve sucesso ao impor  sua ideia de dizer para o incrédulo público observador e comprador: vocês podem escolher comprar carros de qualquer cor, desde que ela seja preta[1]. Na atualidade ele certamente seria o primeiro exemplo do fracasso de qualquer iniciativa similar. Sua ideia esbarraria frontalmente com o que dizem os pesquisadores do marketing digital atual e futuro que apresentam como frase mais comumente utilizada nos marketplaces digitais: o cliente sempre tem razão. As pesquisas conduzem à conclusão de que os leads devem levar os fornecedores a serem os primeiros a refletir sobre a quais devem ser características de negócios e produtos a serem trabalhados nos mercados digitais. A determinação de suas principais características, valores de venda e outras características acabam por serem definidos pelo próprio consumidor e não comandados em toda a sua extensão pela vontade daqueles que vendem.

Bora lá, atrair seu público: a função de qualquer lead que seja considerado como tal

Aa primeira atitude orienta a buscar um relacionamento empático com seu público, aquele que quer atingir, colocado como persona – o cliente ideal) –  pois é para ele que tudo muda e em torno do qual tudo circula, principalmente consumidores empoderados, aos quais não mais se pode indicar, como dizia, quais as mercadorias comprar, eventualmente o seu valor à forma do negócio que está sendo operacionalizado. Mas, elas não proliferam em cada esquina da grande rede. Elas dependem de um intensivo trabalho , pesquisas e estudos para localizar qual o melhor nicho de mercado e, dentro desse qual a  o perfil do consumidor ideal (“O persona, procurado por todos que querem avançar com seus negócios”).  Estes são os consumidores empoderados , pessoas que não sobrevivem à uma conversação se ela não trouxer algum benefício.

Recomendações finais sobre como Capturar seu público

O ponto de partida é a grande lei do marketing. Capturar clientes e o que oferecer a ele, faz parte da construção de uma infraestrutura não somente agradável, mas segura o suficiente para derrubar a concorrência. É necessária a criação de uma fac-símile A navegação proposta por Kim e Mauborgne. É o cliente quem segura em suas mão as poderosas garras do leão do marketing de mil faces (o marketing digital desenvolvido nas redes sociais. é importante a montagem de uma peça composta por: oferta de e-books bem diagramados e que tragam consigo algo de valor para o cliente; oferecer pequenos podcasts com webinar focado na figura de alguém importante no contexto de negociação; apresentar plataformas de vídeo (zoom, teams e outros); investir no facebook e em outras redes sociais com tudo cuidado necessário ao usar uma ferramenta que pode destruir  reputações a um toque; ter disponível uma página de captura; trabalhar, levando da empresa para a casa do cliente a imagem da empresa; trabalhar com audiocast de menor custo e acesso a partir de qualquer celular; deixar como benefício oferecido da empresa para o cliente dos conhecidos planners que ajudem a organização da vida do cliente; ter disponíveis close friends, as listas de compartilhamento exclusiva. Todas estas estratégias devem ser de agrado dos clientes, considerando o rigor e rapidez de avaliação das redes sociais.


[1] https://quemdisse.com.br/frase/o-cliente-pode-ter-carro-de-qualquer-cor-desde-que-seja-a-preta/59767/.

Pular para o conteúdo