CACHO DE UVAS

Tá sabendo que em Manaus não existem enólogos?

Por Humberto Amorim

Dia 22 de outubro próximo passado foi celebrado o Dia do Enólogo, passei batido e nada mencionei a respeito. Creio que é melhor tarde do que mais tarde, por isso começo as minhas tintas linhas saudando os enólogos de todas as vinícolas do Planeta Vinho. Tardiamente mas com o mesmo entusiasmo de sempre, deixo aqui meus aplausos para todos esses seres magníficos que considero os modernos alquimistas do hedonismo vínico.

O enólogo é mesmo um ser muito especial que nasceu com o dom muito raro que possibilita identificar com precisão os aromas e sabores das frutas, principalmente. É um técnico que exerce o papel de extrema importância para a indústria dos vinhos finos pois, graças ao seu talento, a sua principal missão na vinícola é decidir como o vinho vai ser, bem antes de entrar na garrafa, além de decidir quais os processos que serão aplicados para compor o nobre fermentado. É dele a decisão, única e exclusiva, sobre o percentual de cada uva que será utilizada num vinho assemblage, por exemplo, ou se o vinho será um varietal, aquele vinho de uma uva só. Também fazem parte do elenco de tarefas do enólogo decidir se o vinho vai passar por madeira ou não, qual o tempo de repouso que achar necessário que o liquido permanecerá nos barris de carvalho ou cubas de aço, antes que o precioso fermentado seja lacrado pela rolha.  Então, vinho varietal, corte, blend, assemblage, como será o vinho, depende exclusivamente das decisões que ele tomar. É de Luis Groff, autor do livro “Planeta Vinho”, a definição para o enólogo mais conhecida:  “O enólogo é o profissional que diante do vinho toma decisões”. 

Certamente existem muitas definições para os enólogos. Alguém me disse certa vez que o enólogo “é o pai da criança”. De fato, na vinícola, ele é mesmo o cara responsável por todas as medidas sobre a elaboração do vinho, ele se envolve desde a análise do solo, até a escolha da melhor técnica para a colheita das uvas, e já mencionado acima, no percentual da mistura de mostos de diferentes castas.
 O enólogo participa de todo processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação até o momento de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, tem que atuar como vendedor e assume a parte de marketing do produto. Viaja para ministrar palestras sobre a vinícola e seus excelentes vinhos. O enólogo é geralmente formado em agronomia com especialização na área de Enologia.
Por último quero realçar que não existem enólogos em Manaus, chamar alguém de enólogo na nossa área da linha do Equador é fruto da sua imaginação, a não ser que venha a conhecer um deles que  porventura esteja na cidade para ministrar palestras, visitar os empresários do ramo divulgando os vinhos que elabora, para enófilos fanáticos, como eu e você.

Três vivas para os enólogos pelos seus grandes e prazerosos talentos!

Pular para o conteúdo