DESTAQUEESPORTE

Wrestling do Amazonas conquista medalhas de ouro e bronze, nos jogos escolares, no Rio de Janeiro

Estudante Victor de Lima Braga foi campeão na categoria Médio. Com apoio do governo do Estado, 217 alunos de escolas da rede estadual participam da competição

Os estudantes da rede estadual, Victor de Lima Braga e Samuel Torres, conquistaram, no sábado (30/10), as medalhas de ouro e bronze no wrestling, respectivamente, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro. Além da dupla, o aluno da rede municipal, Jhonata Sabá, venceu a disputa pelo terceiro lugar e trouxe medalha para o Amazonas. Com apoio do Governo do Estado, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 estudantes da rede estadual de ensino participam da competição, que segue até o dia 5 de novembro.

Aluno da Escola Estadual Osmar Pedrosa, Victor de Lima Braga, de 14 anos, foi o campeão na categoria Médio. Bastante feliz com a conquista, ele detalhou um pouco das mudanças que fez em sua rotina focando os JEBs.

“Foi um mês inteiro de treino, balanceando ainda a alimentação e o descanso. É muito emocionante conquistar o ouro, estou representando o Amazonas”, reforçou o lutador de wrestling.

O estudante, que venceu o representante de Santa Catarina na final, conta que estava confiante para a luta.

“Eu acreditava demais que era possível vencer. Nos meus treinos e outros duelos, costumo lutar com pessoas mais velhas e pesadas que eu e, aqui, eu enfrentei adolescentes da minha idade e de pesos semelhantes ao eu”, explicou.

Já Samuel, da Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM 6), começou a treinar wrestling há aproximadamente um mês. Com o resultado positivo, ele vai investir na modalidade. “Estou muito feliz. Nada mal para a minha primeira luta competindo. Definitivamente vou continuar [lutando]”, afirmou.

O estudante derrotou o representante do Amapá, na categoria Pesado. “É uma sensação muito boa, valeu a pena todo o esforço e dedicação”, finalizou.

Sobre os JEBs

Promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Foto: Jorge Lelis/Seduc-AM

Pular para o conteúdo