Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

Você gosta de seu carro? Dê uma internet para ele e resolva seus problemas e os do tráfego circundante

Por Antônio Siemsen Munhoz

Carros e questões de gênero

Houve um tempo em que esta pergunta somente era feita às pessoas de sexo masculino. Felizmente isto mudou para melhor para as mulheres, mas nem tanto para os homens até que eles desvistam as roupas de um machismo exacerbado. Como os carros não escolhem seus donos isto não deve preocupar. Hoje as coisas estão diferentes. As mulheres gostam, alguma gostam e entendem da parte mecânica, além de saber fazer a escolha de um bom carro, dentro das limitações financeiras de cada um. Como vamos falar de carros que entendem a atendem às vontades de seus donos, alguns que levam a flanelinha nos bolsos ou nas bolsas, a audiência dos leitores, pelo menos daqueles que não gostam de sonhar além de suas possibilidades financeiras irá cair assustadoramente. Estes carros custam caro, alguns deles muito caros. Então vamos falar dando preferência às donas mulheres, certamente mais caprichosas, exigentes e cuidadosas com os seus carros. Gostar de carros, então, deixa de ser uma questão de gênero. Além do que é mais bem aceito que mulheres gostem de carros do que os próprios homens e para ambos o gostar de um carro se revela como um estado de ânimo. Se você se enquadra nesta categoria vai entender o que estamos querendo dizer e acabar presenteando seu carro além do que todos os prêmios estabelecidos.

Ligar e esquecer o carro ligado e sem alarme ou com portas abertas

Aqui se inicia a valoração que diz se você gosta ou não de seu carro comum. Se você alguma    vez esqueceu a chave dentro do carro, deixou o alarme desligado ou as portas sem trancar, perdeu a primeira disputa. Aqui você pode solicitar ao seu fabricante que o carro seja ligado sempre que você tocar em alguma de suas partes, desligue e trave se ficar algum tempo além do registrado como limite. Assim seu carro nunca mais ficará sem alarme ou com as portas abertas.

Pequenas raspões e batidas

Se você já bateu a parte dianteira ou traseira, empurrando o carro de seu vizinho na tentativa de estacionar ou raspou a lateral em algum pilar da garagem ou em algum outro veículo enquanto andava tal e qual mau barbeiro pelo trânsito afora, você também perdeu a segunda disputa.  Mas não se preocupe, este problema não ocorrerá mais, ligue para o fabricante que está montando o seu carro dos sonhos e peça um sensor e algum nível de IA – Inteligência Artificial, para que ele tome decisões que farão com que seu carro nunca mais bata ou raspe em nenhum lugar.

Nunca mais dirija irritado

Volte para a IA e veja se algum dispositivo colocado no interior do seu carro consegue captar o seu estado de espírito. Olhe que ele pode acertar muitas vezes, ainda que isto não aconteça sempre. Se você entra irritado ele pode acionar seu dispositivo sonoro para que toque uma música de relaxamento, tipo assim (sic) aquelas do Kitaro, originalmente chamado como Masanori Takahashi um dos melhores multi-instrumentistas japoneses. Se você está um pouco cansado ele pode colocar uma música, tipo assim (sic) aquelas das bandas capitaneadas por Keith Richards um dos membros do conjunto Rolling Stones. Se tudo está bem ele pode escolher, tipo assim (sic) alguma música brasileira de Djavan um dos maiores compositores brasileiros da atualidade. Basta você ligar para o montador, brigar um pouco, já que a IA nem sempre acerta, mas outros dispositivos que você já colocou protegem seu carro.

A internet das coisas e seu carro

Aqui você poderá presentear seu carro com tudo que já leu sobre o assunto, ainda que não precise de nada daquilo e continue dirigindo para lá e para cá. Mas se quiser um diferencial entre seu carro e os carros da vizinhança, certamente vai gostar destas ideias. Tenha uma rede móvel, tipo assim daquelas boas mesmo, que prometem elevadas velocidades de transmissão de dados, quando a 5G trouxer as maravilhas com as quais apenas atendeu aos chineses (os futuros comandantes do mundo, segundo todos os contadores de teorias da conspiração, inventando utopias no gabinete do ódio). Uma primeira coisa que você vai querer é que seu veículo seja rastreado, algo mais voltado para a indústria 5.0 do que para nós simples mortais, mas que permite saber em que lugar seu veículo está. Imagine ele compartilhado com sua esposa, aí o bicho pode pegar se alguém estiver descuidado. Uma segunda coisa é controlar à distância todos os seus eletrodomésticos: geladeira, fogão, churrasqueira (das modernas que não fumaceiam para todos os lados.

Dirija tranquilo

Com tudo isso você pode se considerar como uma atividade tranquila o ato de dirigir, tantas vezes posto como fonte de grandes energias gastas em estresses e preocupações com o  carro dos outros. Imagine não ter que virar a cabeça para todos os lados, procurando algum guarda de trânsito ou alguma placa. O teu carro já se incumbe isso e busca o melhor lugar disponível. A tecnologia não somente traz preocupações, ela pode ajudar de forma altamente colaborativa quaisquer atividades humanas desenvolvidas pelos homens, ainda que muitas delas não façam parte integrante de qualquer envolvimento humano.

Antônio Siemsen Munhoz, Doutor em engenharia da produção, professor universitário e pesquisador de tecnologias do Centro Universitário Uninter, ESE – Escola Superior de Educação.

Pular para o conteúdo