REGIÃO AMAZÔNICASUSTENTABILIDADE

FEI e órgãos parceiros entregam projeto da construção de casa de farinha em comunidade indígena do Rio Preto da Eva

Na ocasião também foi anunciada a primeira Feira de Artesanato Indígena a ser realizada na Festa da Laranja do município

O governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual Índio (FEI), em articulação com a Prefeitura de Rio Preto da Eva, entregaram, neste sábado (23/10), o projeto de construção da casa de farinha e um motor rabeta na Aldeia Indígena Kokama Yakami, localizada no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital).

Presente na ação, o diretor administrativo-financeiro da FEI, Vanderlei Alvino, comentou a importância da obra na comunidade. “A entrega do forno de farinha e do motor será de muito benefício para a aldeia. A FEI se fez presente nesta entrega para que possa atender aos anseios e escutar as demandas da comunidade, vendo as necessidades para que possa em um futuro próximo criar políticas permanentes e sustentáveis para o desenvolvimento de todas as comunidades indígenas do nosso Amazonas”, disse.

Também participaram da atividade a Fundação Nacional do Índio (Funai) e dois representantes federais que puderam averiguar a situação da comunidade, para que possam conseguir recursos necessários para o desenvolvimento financeiro e cultural dos moradores da região.

A cacique da comunidade, YawaraTsuni Kokama, agradeceu todo o apoio do governo do Amazonas e a parceria com outras instituições. “Eu quero agradecer a FEI que junto à Prefeitura de Rio Preto da Eva poderão realizar a construção da casa de farinha da Aldeia Yakami, junto com um motor que por muito tempo foi aguardado. Agradeço também a presença de todos os outros órgãos que se fizeram presentes e, também, pudemos fazer uma apresentação de celebração por todos estes que se fizeram presentes”, agradeceu.

Na ação, foi anunciada a realização da 1° Feira de Artesanato Indígena da FEI. A exposição de peças criadas pelos artesãos será durante a tradicional Festa da Laranja, que acontece de 25 a 31 de outubro, no município de Rio Preto da Eva. O evento é de grande importância para que os produtores rurais possam ter acesso às tecnologias de produção, o que movimenta a economia do interior.

FOTO: Amaury Moraes/FEI

Pular para o conteúdo