COMÉRCIODESTAQUE

Ambulantes retirados da Manaus Moderna começam a ser realocados pela prefeitura em feiras nos bairros

“Aqui elas não passarão por chuva, não sofrerão nas ruas e com as consequências do comércio irregular”, destaca o titular da Semacc, citando o exemplo de Jéssica e Ângela, que agora estão na feira da Betânia

Um grupo de 800 ambulantes que foram retirados da avenida Lourenço Braga (Manaus Moderna), na orla do Rio Negro, no Centro de Manaus, durante a operação “Orla + Segura”, iniciada pela prefeitura de Manaus com o propósito de humanizar e organizando a cidade, já começaram a ser realocados em outros espaços públicos para voltar a trabalhar.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, que recebeu do prefeito da capital, David Almeida (Avante), a missão de encontrar um novo ambiente de trabalhado para os ambulantes, alguns dos ambulantes estão ocupando boxes da feira da Betânia, na zona Sul da capital.

“Aqui eles não passarão por chuva, não sofrerão nas ruas e com as consequências do comércio irregular”, enfatizou o secretário, citando o exemplo das ambulantes Jéssica Gonçalves e Ângela Garcia, que vendiam seus produtos na Manaus Moderna e foram retiradas do local.

A ambulante Jéssica Gonçalves trabalhava há três anos vendendo pimenta, cominho, alho e outros temperos na rua Tabelião Lessa, ao lado do mercado Adolpho Lisboa. Moradora da zona sul de Manaus e com um filho pequeno para sustentar, a ambulante foi realocada para a Feira Municipal da Betânia, zona Sul. Segundo ela, esse é um dos lados positivos da ação.

“Estou vendo o lado positivo de tudo isso, porque graças a Deus, consegui um lugar em que vou poder trabalhar tranquila e segura”, destacou Jéssica.

Já a ambulante Ângela Garcia, trabalhava há 30 anos vendendo frutas e verduras de forma improvisada, na orla da Manaus Moderna. De acordo com ela, que já vivenciou momentos difíceis nas ruas do Centro, sua vida, juntamente com a da família, daqui para frente, mudará para melhor.

“Agora ficou muito melhor, porque estão fazendo uma coisa direita, realocando as pessoas, dando trabalho às pessoas. Estou achando muito bom, nota 10. Ganhei um boxe e quem sabe eu ganhe muito mais. Vou investir e vai correr tudo bem por aqui”, ressaltou a nova permissionária.

Toda a área da Manaus Moderna está sendo revitalizada, por meio da ação integrada da prefeitura que engloba várias secretarias do município. As obras devem ser concluídas em até 60 dias.

O comerciante Edilson Dias, que foi ao Centro comprar material para o seu comércio, ficou admirado com a ação da Prefeitura de Manaus. “A prefeitura está de parabéns. Eu fiquei admirado de ver a rapidez que agiram aqui na Manaus Moderna. Agora a gente olha e realmente vê que é uma feira. Antes eu chegava aqui e era uma situação até vergonhosa”, finalizou.

Pular para o conteúdo