AMAZONASDESTAQUEMEIO AMBIENTE

Desmatamento no Amazonas aumenta 71% em setembro, aponta Imazon

Maioria (59%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (29%), Unidades de Conservação (10%) e Terras Indígenas (2%)

De acordo dados coletados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apresentados nesta quarta-feira (20/10), o desmatamento no estado do Amazonas aumentou 71% em setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A área com a maior intensidade de desmatamento fica na região Sul do estado, nas fronteiras com o Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O desmatamento no Amazonas corresponde a 21% de toda área devastada na Floresta Amazônica em setembro de 2021. O estado só perde para o Pará, que lidera o cenário, sendo responsável por 39% da devastação da floresta nesse período.

Nos demais estados da região, o desmatamento detectado em setembro, ficou em 14%, em Rondônia, Mato Grosso (12%), Acre (10%), Maranhão (2%), Roraima (1%) e Amapá (1%).

Dados do Imazon, indicam que a floresta perdeu diariamente uma área maior do que 4 mil campos de futebol apenas em setembro. Em todo o mês, foram devastados 1.224 km², o que corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 1.137 quilômetros quadrados em setembro de 2021, o que representa uma redução de 63% em relação a setembro de 2020, quando a degradação detectada foi de 3.048 quilômetros quadrados. Em setembro de 2021 a degradação foi detectada no Mato Grosso (84%), Pará (7%), Amazonas (4%), Rondônia (3%) e Acre (2%).

Segundo o Imazon, setembro é o sexto mês do ano em que a Amazônia teve a maior área destruída na década. Março, abril, maio, julho e agosto também registraram o pior desmatamento desde 2012. Com isso, o acumulado de janeiro a setembro deste ano chegou a 8.939 km², 39% a mais do que no mesmo período em 2020 e o pior índice em 10 anos.

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

Pular para o conteúdo