CIDADANIA

Centros Estaduais de Convivência da Família da Seas celebram idosos, mulheres e crianças em outubro

Espaços terão programação alusiva ao mês de prevenção ao câncer de mama

Uma sessão especial Alusiva ao Dia Internacional do Idoso, realizada nesta sexta-feira (1º/10), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, da qual a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) foi convidada a participar, vai marcar a abertura da programação de outubro nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, esses sete equipamentos públicos trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A programação do mês de outubro nos CECFs e Ceci vai além das homenagens aos idosos. Vai ter a Campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama, visando divulgar informações sobre o tema, com o intuito de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico e rastreamento da doença. Além disso, os Centros estão preparando uma programação especial para o Dia das Criança, comemorado no dia 12 de outubro.

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, destacou que os centros de convivência, no mês de outubro, irão trabalhar a prevenção, a proteção e cuidados. “Teremos uma programação muita extensa, vamos abraçar a Campanha Outubro Rosa, uma campanha anual visando alertar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Iremos trabalhar o segmento idoso e criança em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que celebramos dia 1º e o Dia das Crianças, 12, destacando a proteção e cuidados para essas faixas etárias”, frisou.

Programação dos CECFs – O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) vai oportunizar aos Idosos dos Grupos de Convivência participação na sessão especial Alusiva ao Dia Internacional do Idoso, na Aleam. Quatro usuários do Ceci vão ser homenageados no evento. O Centro vai destinar a semana de 4 a 8 de outubro aos idosos, com programações que passam por rodas de conversa, palestras, visando proporcionar momentos de socialização a esse público.

Na parte da tarde, no mesmo dia, o Ceci vai abrir a Campanha “Outubro Rosa” com a presença de colaboradores, servidores e parceiros e um Painel Temático com fotos de usuários. No dia 4 vai ser oferecida uma gama de serviços para celebrar a campanha com a abertura de aula funcional seguido de coleta de exame preventivo, exame de mama, testagem rápida para HIV, Hepatite B e C, aferição de pressão, atendimento com nutricionista, vacina para gripe H1N1 e outros.

Raiz

O Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, situado o bairro da Raiz, realiza no dia 4 na parte da manhã (9h) e à tarde (15h), a abertura da “Semana do Idoso”, com uma programação remota (redes sociais e grupos de convivência através do WhatsApp). No dia seguinte será repassado um vídeo temático, em alusão ao idoso, para grupos de crianças.

Já a programação do dia 6 é voltada ao “Outubro Rosa”, com abertura remota, exibindo um painel nas redes sociais, tratando da prevenção ao câncer de mama”.  No dia 7 será postado um vídeo temático tratando sobre Prevenção ao Câncer de Mama para o Grupo de Mulheres, que vai se repetir no dia 19, quando haverá distribuição de panfletos para o Grupo de Pilates. O tema vai ser tratado com o Grupo de Crianças, por meio de um vídeo informativo.

Santo Antônio 

O CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, comemora o Dia do Idoso no dia 1º com uma manhã musical, tendo a apresentação do Grupo de Dança Carimbó, da Terceira Idade. No dia seguinte será a abertura da Programação do “Outubro Rosa”; a parte da tarde será voltada para cuidados e o bem-estar da mulher com escova, maquiagem, design de sobrancelha, testes rápidos (Beta HCG, Hepatite A e B, Sífilis, Aids). Vai haver apresentação musical com Nadson Souza no Bazar com Mulheres Empreendedoras usuárias e participantes do Centro.

Alvorada 

O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, realiza no dia 4, às 09h, postagem nas redes sociais e grupos de convivência sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com a participação da Dra. em Gerontologia Biomédica, Kennya Mota, que é coordenadora de Ensino da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), e Presidente do Conselho Estadual do Idoso.

No dia 6 de outubro as postagens do CECF Miranda Leão nas redes sociais serão voltadas para a Campanha “Outubro Rosa”, às 14h30.  No dia seguinte haverá uma sensibilização com os alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) sobre o tema das 8h às 12h, e das 14h às 17h. No dia 8, às 9h, postagens nas redes sociais e grupos de convivência serão sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa. No dia 14, às 9h, divulgação nas redes sociais de um vídeo sobre o trabalho da rede feminina de combate ao câncer da Fundação Cecon. 

Uma roda de conversa com os usuários do Grupo de Pilates sobre “Outubro Rosa, vai acontecer no dia 19, às 14h30. No dia 25, às 9h, o centro fará postagem de um vídeo nas redes sociais e grupos de convivência, sobre a prevenção do câncer para as mulheres, com a enfermeira oncologista Marilia Muniz. No dia 29, às 15h, haverá uma roda de conversa com as mulheres do grupo “As Vencedoras”, sobre o tema.

Mutirão 

O CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, vai abrir a Semana do Idoso, no dia 1º, às 10h, com sorteio virtual voltado aos participantes do Grupo de Convivência “Fé em Deus”. No dia 22 o Centro fará uma Ação Social com os idosos, que receberão os serviços oferecidos em parceria com o Cetam, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Secretaria de Estado de Justica e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Delegacia do Idoso e faculdades.

A Campanha Outubro Rosa do Teonízia também será aberta no dia 1º com roda de conversa e distribuição de informativo referente ao tema pelo Facebook e Grupos de Convivência. No dia 18, vai promover um Aulão Rosa seguido de coffee break com as turmas do funcional. No dia 29, às 17h, uma oficina com agentes de saúde da UBS Arthur Virgílio, visando o autocuidado e a identificação de anormalidade nas mamas. A ação em parceria com o Cetam visa proporcionar uma tarde de beleza às usuárias.

Japiim 

O CECF 31 de Março, no bairro Japiim, em comemoração ao Outubro Rosa, realizará no período de 1º a 31, palestras, campanha a favor da vida (virtual e presencial), para sensibilizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O centro vai celebrar o Dia Internacional do Idoso com dicas, técnicas, vídeos motivacionais para minimizar os impactos do isolamento social em tempos de pandemia (virtual e presencial). Vai tratar as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Cidade Nova 

O CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, abre a campanha sobre o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, no dia 1º de outubro, com atividade nos grupos de convivência e redes sociais sobre a valorização da pessoa idosa e reflexão sobre o envelhecer. A campanha “Outubro Rosa” será aberta no dia 4 com panfletagem de sensibilização sobre cuidados da saúde da  mulher. No dia 12 estão programadas palestras para as mulheres usuárias do CECF e UBS Móvel com exames especializados para a mulher.

Dia das Crianças 

O André Araújo realiza no dia 11 de outubro, às 13h, uma programação para os grupos de Crianças, com programação pela parte da manhã e à tarde. Haverá sorteio e entrega de brindes entre os grupos de crianças, cujo evento vai acontecer na quadra do Centro.

O CECF Magdalena Arce Daou vai propiciar cineminha para as crianças que serão convidadas a assistir um filme e será feito um QUIZ Vídeos de Jogos Cognitivos Brincadeiras, Brinquedos Infláveis, distribuição de lanche e brinquedos. A programação acontece no dia 15, das 16 às 17h.

O Miranda Leão vai fazer uma postagem nas redes sociais sobre o Dia das Crianças no dia 13 às 9h. No dia 15, às 14h, o centro vai promover um lanche compartilhado com as crianças do Projeto “Jogada Azul”.

Por sua vez, o Teonízia Lobo vai realizar uma atividade denominada “Arte de Brincar”, no dia 15 às 10h no salão multiuso. Trata-se do resgate de brincadeiras antigas e gincanas com as crianças participantes dos Grupos “No Balanço do Abraço” e “Colorindo a Vida”.

O CECF 31 de Março vai realizar no período de 13 a 15 uma programação voltada para a criança. São oficinas de recicláveis entre os técnicos e posteriormente fará a entrega das referidas lembrancinhas artesanais, por meio de sorteios virtuais. A intenção é valorizar os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a sensibilizar os pais e responsáveis sobre os cuidados durante esta fase de vida.

O CECF Padre Pedro vai promover uma ação para as crianças usuárias do centro com atividades lúdicas; rodas de conversas com os pais sobre os riscos de expor as crianças a condutas próprias da idade adulta. A programação vai acontecer no dia 15 de outubro às 14h.

FOTO: Miguel Almeida/Seas

Pular para o conteúdo