SEGURANÇA

Seap inaugura centro de capacitação no Compaj

Local será palco de aprendizado e crescimento profissional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou, nesta última terça-feira (28/09), o Centro de Capacitação e Treinamento Monitor de Ressocialização Alexandre Rodrigues Galvão, anexo ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). O espaço irá contribuir com a formação continuada de monitores de ressocialização e demais colaboradores das unidades prisionais.

A construção do centro durou aproximadamente um ano, e contou com a mão de obra de 30 reeducandos do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, seis auxiliares de manutenção e 14 monitores.

A equipe transformou dois prédios abandonados que faziam parte do regime semiaberto em um novo espaço. A área tem abrangência total de 2.500 metros quadrados, sendo 520 metros quadrados de obra concluída.

O local possui quatro salas de aulas climatizadas, equipadas com quadro branco, mesas e cadeiras, sanitários masculino e feminino e auditório com capacidade para 150 pessoas. Na área externa, há um grande espaço para atividades ao ar livre.

O nome da nova área de treinamento foi escolhido in memorian ao ex-agente penitenciário, Alexandre Rodrigues Galvão, morto por presos do Compaj durante sua jornada de trabalho, em dezembro de 2018.

Durante a cerimônia, o diretor do Compaj, Felipe Abreu, contou aos convidados um pouco da história do centro. “O ex-diretor do Compaj, Lucas Macedo, juntamente com sua equipe, viu a necessidade de um espaço adequado e de fácil acesso para todas as unidades utilizarem para reuniões, treinamentos e cursos em geral. Com apoio da empresa Reviver, esse espaço se tornou realidade e, sem sombra de dúvidas, ficará como símbolo de uma gestão marcada pelo profissionalismo e humanidade, pois levará em seu nome um dos nossos combatentes, morto cruelmente em seu posto de serviço no dia 1° de dezembro de 2018”, disse.

O secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância do centro. “Vamos poder capacitar melhor esses funcionários, propiciar novos cursos em outras áreas, inclusive aquelas que não são do sistema prisional. Pretendemos fazer cursos de gestão privada, pública, financeira, enfim, cursos que possam enriquecer os currículos de todos os colaboradores e assim unir todos que são agentes de ressocialização junto com a Seap neste novo momento”.

Ao longo do evento, a banda Revitalizar, composta por internos do Compaj, fez a perfomance de sucessos da música nacional brasileira para os convidados. Estiveram na inauguração o secretário-executivo adjunto da pasta, coronel André Luiz Barros Gioia; o secretário-executivo, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes; o coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho; a juíza federal do Tribunal Regional Federal, Ana Paula Serizawa; a promotora de justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Christianne Corrêa; diretores e adjuntos das unidades, monitores e colaboradores das empresas cogestoras e servidores da Seap.

Foto: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo