DESTAQUESAÚDE

Conselho Nacional de Saúde e representantes da Semsa reforçam importância do controle social para o fortalecimento do SUS, em reunião

A visita institucional fez parte da agenda de trabalho dos representantes do CNS em Manaus, incluindo a participação na Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde

A Prefeitura de Manaus se reuniu com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) com objetivo de reforçar a importância da aproximação entre a gestão e o controle social, para fortalecer as políticas públicas de saúde. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, recebeu na tarde desta terça-feira, (28/9), os representantes da Mesa Diretora do conselho na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), zona Centro-Sul.

Também participaram da reunião o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, Jorge Carneiro, além de técnicos da saúde e representantes de segmentos específicos com atuação no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível local e nacional.

Shádia Fraxe destacou que as discussões técnicas entre quem administra e quem utiliza os serviços de saúde é imprescindível para a construção de políticas e modelos inclusivos e de qualidade, para garantir promoção e assistência à saúde dos usuários. 

“O controle social e a gestão têm o compromisso de trabalhar de forma articulada em favor da população. Nosso objetivo é defender o SUS, nosso maior patrimônio, e atuar para assegurar os seus princípios, no nosso nível de atuação, que é a Atenção Primária”, disse.

A secretária reafirmou que a atual gestão está de portas abertas para os conselheiros de saúde. “Essa casa é de todos nós e estamos à disposição para receber as demandas do cidadão e buscar as soluções”.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, também abordou o aspecto da articulação entre os diferentes campos, como gestão, controle social e academia para fortalecer o SUS, oferecendo respostas às necessidades de saúde. “A união de esforços pode representar uma luz para todos que continuam caminhando, apesar de tudo”, ressaltou.

A visita institucional fez parte da agenda de trabalho dos representantes do CNS em Manaus, incluindo a participação na Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, a ser realizada nesta quarta-feira, 29, e a 15ª Semana do Controle Social da Saúde de Manaus, aberta na última segunda-feira, 27, com o tema “O Controle Social na Pandemia”.

Foto – Divulgação / Semsa

Pular para o conteúdo