SEGURANÇA

Mais de 400 adolescentes foram apreendidos este ano em Manaus por envolvimento em ocorrências criminais, aponta SSP-AM

Ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas lidera ranking de apreensões na capital amazonense

De janeiro a agosto deste ano, 419 adolescentes foram apreendidos, em Manaus, por atos infracionais. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Conforme a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), os crimes de tráfico de drogas, roubo e furto são as principais causas das apreensões.

Das apreensões efetuadas, 137 foram por envolvimento com o tráfico de drogas. Outras 93 por casos de roubo, e 22, de furto. O maior porcentual de apreensões realizadas neste ano é de adolescentes do sexo masculino, com o índice de 92,8% das ocorrências do período.

A titular da Deaai, delegada Elizabeth de Paula, afirma que os crimes de tráfico e roubo estão ligados. “Às vezes, eu apreendo um adolescente por roubo porque ele está alimentando o tráfico. Em outras, apreendo por tráfico que está envolvido até o pescoço com roubo, principalmente a veículos, a aplicativos e ao transporte coletivo, principalmente na zona norte de Manaus”, disse.

A delegada faz ainda um alerta aos pais sobre o uso de entorpecentes, como a maconha, por adolescentes. “Não existe maconha mais leve. Hoje a maconha vem com uma substância tóxica que, em alguns casos, em pessoas que têm tendência, pode desenvolver uma doença mental”.

Violência doméstica 

Elizabeth de Paula afirma que, além dos casos como tráfico de drogas, outro tipo de crime chama a atenção das autoridades: a violência doméstica cometida por adolescentes.

“Durante a pandemia, nós observamos um aumento muito grande de casos envolvendo adolescentes que estão desenvolvendo doenças mentais, passando por algum sofrimento, e a partir deste momento passam a registrar casos de agressões dentro de casa. É o caso de filhos que estão empurrando a mãe, xingando, desrespeitando a própria mãe. Também há relações com as namoradas. São adolescentes que estão causando constrangimento para a garota, fazendo ameaças, tentando acessar os dados do celular. Esses casos já demonstram relacionamento tóxico”, enfatiza.

Em todo o ano passado, 882 adolescentes foram apreendidos pela polícia, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM

Pular para o conteúdo