EDUCAÇÃOSEGURANÇA

Parceria entre Seap e Cetam garante oferta de capacitações para internos, egressos e familiares do sistema prisional

Novos cursos profissionalizantes são para áreas de soldador, piscicultura, tratador de piscina, confeitaria e outras

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inicia esta semana a abertura de seis novos cursos profissionalizantes para os encarcerados, egressos e familiares do sistema prisional de Manaus. As capacitações fazem parte de mais uma parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo da ação é dar ao público a chance de mudança de vida.

Três das capacitações serão ministradas em unidades prisionais localizadas no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Uma delas, a de Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG, com carga horária de 290 horas, é voltada para 20 internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

O mesmo quantitativo de participantes compõe a turma do curso de Montador e Reparador de Computadores, de carga horária de 160 horas, para detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), e o curso de Criador de Peixes em Viveiros Escavados, também com carga horária de 160 horas, para as reeducandas do regime fechado do Centro de Detenção Feminino (CDF).

A interna Karina (nome fictício) aproveita o período em que está em cárcere para se profissionalizar. Jardinagem, Doces e Salgados, Panificação, Pintura Predial são algumas das capacitações que ela coleciona. O fato de ter atuado diretamente na construção do viveiro do Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec) despertou nela o interesse em se aventurar agora na área da piscicultura.

“Quis participar desse curso porque é mais uma área em que eu posso conseguir uma renda lá fora. Aqui dentro mesmo pretendo ajudar no trabalho com o viveiro que nós construímos”, revelou Karina. “Hoje não sou mais aquela pessoa que entrou no presídio, tenho outro pensamento, outra expectativa de vida. Quando eu sair, sairei satisfeita, pois pude aprender muitas coisas nesse lugar”.

Para o público extramuros, foram reservadas outras três capacitações. O curso de Auxiliar de Laboratório de Saúde, de 100 horas de carga horária, está sendo realizado na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra (ETSUS), localizada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado.

O curso de Confeiteiro, com carga horária total de 200 horas, acontece no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no Mutirão. E por último, há o curso de Tratador de Piscina, na Escola Estadual De Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizada na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira. As qualificações contam com a participação de 20 pessoas, cada.

De acordo com a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, a parceria com o Cetam tem sido fundamental no processo de inclusão social desse público. “Tanto internos como ex-internos e seus familiares estão tendo a chance de adquirir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas, e isso os torna capazes de atuar nas funções e obter seu sustento com elas”.

Foto: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo