SERVIÇOS

Imprensa Oficial do Estado promove campanha entre servidores para reduzir consumo de energia elétrica

Além de trazer economia, ação para uso consciente de recursos e equipamentos elétricos no órgão visa contribuir com o meio ambiente e o planeta

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) vem promovendo uma campanha entre seus servidores sobre o consumo consciente de energia elétrica no ambiente de trabalho. O objetivo é compartilhar entre os funcionários alternativas e condutas preventivas sobre o uso e funcionamento correto de recursos e equipamentos elétricos com intuito de gerar economia financeira e energética.

“Se liga nessa ideia! É hora de economizar energia” é o nome da campanha, que passou a circular nos canais de comunicação interna da Imprensa Oficial, como murais de aviso, redes sociais, sistema intranet, e-mail marketing e WhatsApp. Além de gerar economia na conta de energia, o uso consciente dos recursos e equipamentos elétricos contribui favoravelmente para o meio ambiente e o planeta.

Dentre as medidas sugeridas estão: evitar deixar aparelhos em modo stand by, retirar carregadores de celular de tomadas quando não utilizados, desligar completamente computadores ao fim do uso, manter portas e janelas fechadas durante o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado, evitar manter cafeteiras elétricas ligadas apenas para manter o café aquecido, desligar luzes e ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado e preferir o uso da iluminação natural.

De acordo com o gerente de Manutenção e Logística da IOA, Erik Porto, a campanha é importante por informar como cada servidor pode ajudar na redução do consumo energético e como a Imprensa Oficial como órgão público pode contribuir para o mesmo objetivo.

“É de suma importância a Imprensa Oficial estar fazendo a parte dela, tanto para ajudar no meio ambiente quanto para as questões financeiras, e também para ajudar o Brasil a tentar superar essa crise na geração de energia elétrica”, disse Erik Porto.

Horários do expediente 

Além da campanha, outra medida importante da Imprensa Oficial para gerar economia de energia elétrica foi o reajuste nos horários do expediente dos funcionários para 8h às 17h, e não mais até as 19h, como anteriormente especificamente para os operadores do Parque Gráfico.

Segundo o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., a medida visa restringir a circulação de servidores apenas no horário comercial, diminuindo o tempo do uso de recursos e equipamentos elétricos.

“Antes, o nosso Parque Gráfico funcionava até as 19h ou mais. Agora, delimitamos os horários na intenção de gerar economia, de modo, é claro, a não comprometer nossas operações e entrega de serviços gráficos e também respeitando os protocolos contra a Covid-19”, reforçou João Ribeiro Jr.

Foto: Winnetou Almeida

Pular para o conteúdo