CULTURAEDUCAÇÃOMEIO AMBIENTE

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito para crianças no Dia Mundial sem Carro

Mais de 350 crianças assistiram à peça infantil “Os Vingadores do Trânsito” na Faixa Liberada da Ponta Negra

O Dia Mundial sem Carro foi comemorado pelo Detran Amazonas com uma ação educativa voltada para as crianças na “Faixa Liberada da Ponta Negra”, na noite da quarta-feira (22/09). A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito – SNT 2021.

A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas levou para o calçadão da praia da Ponta Negra várias atividades lúdicas, como pintura, teatro de fantoches e jogos educativos com a temática de trânsito. Mais de 350 crianças participaram das atividades.

Para o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, as crianças exercem um papel fundamental para um trânsito mais seguro, afinal, são elas que fiscalizam os pais ao volante.

“Isso é um processo pedagógico muito importante, na medida em que elas acabam orientando os pais em como eles devem proceder enquanto estão conduzindo o veículo automotor. É muito importante que essa orientação aconteça desde pequeno para que a gente possa preparar também não só as crianças em fiscalizar os pais, mas que, no futuro elas se tornem bons condutores de veículos”, enfatizou.

Brincando e aprendendo 

Uma das atividades que mais envolveram as crianças foi o teatro de fantoches. A nova peça, “Os Vingadores do Trânsito”, apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança por meio das personagens da Super Turma do Detran, como o Capitão Capacete e a Faixa Maravilha, ao lado dos personagens dos filmes da série “Os Vingadores”, como o Incrível Hulk, o Homem de Ferro e o Capitão América.

Quem assistiu à apresentação gostou, como a dona de casa Irismar Frota, de 54 anos, que levou o neto para ver a peça. “Esse tipo de evento faz com que as crianças interajam e tenham consciência, e até mesmo o adulto, que muitos não têm essa consciência no trânsito”, enfatizou ela.

A pequena Isabella Castro, de 6 anos, aprendeu o que foi passado na peça rapidinho. “Eu vou falar para o meu pai que não pode dirigir usando o celular e que, para andar de moto, só se a criança tiver 10 anos”.

Além do teatro, foram realizados jogos de tabuleiro com o tema “Transitando e aprendendo”, e atividades de pintura e distribuição de gibis da Turma da Mônica que fazem parte da coleção do “Clubinho Honda”. A fabricante de veículos é parceira do Detran na SNT 2021.

Ciclistas 

Como a ação do Detran-AM foi em alusão ao Dia Mundial sem Carro, os ciclistas e pedestres não poderiam ficar de fora. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi realizado um grande aulão de alongamento e de ritmos para os frequentadores da “Faixa Liberada”.

“O evento está sendo bom, pois está com o foco na educação das crianças, mas também deu atenção para nós, os mais velhos, que somos os mais irresponsáveis no trânsito”, enfatizou o aposentado Edson Pereira, que há quatro anos passou a pedalar pelas ruas de Manaus.

SNT 2021 

As ações de educação na Semana Nacional de Trânsito 2021 iniciaram no domingo (19/09) e seguem até o sábado (25/09). As atividades serão voltadas à conscientização dos motoristas nas ruas e jogos educativos nas escolas, além de atividades internas para servidores do Detran Amazonas.

A SNT 2021 foi aberta pelo 1º Fórum de Trânsito do Amazonas, que reuniu mais de 500 pessoas durante dois dias para debater diversos temas relacionados às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e sobre a gestão de trânsito no atual cenário de pandemia.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Pular para o conteúdo