MEIO AMBIENTE

Instituto de Proteção Ambiental participa de capacitação voltada a técnicos do Projeto Pravaler

Intuito da atividade é instruir técnicos que atuarão na assistência aos produtores rurais de Boca do Acre

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi uma das entidades convidadas a ministrar o curso de Cadastro Ambiental Rural (CAR), destinado aos técnicos que atuarão no campo dando assistência aos produtores rurais de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus). A capacitação, em formato presencial, iniciou na segunda-feira (20/09) e segue até o sábado (25/09), na sede do Sebrae Amazonas, na avenida Leonardo Malcher, Centro. A iniciativa faz parte do Projeto Piloto de Regularização Ambiental Produtiva (Pravaler).

Ao todo, três técnicos do Ipaam participaram do curso como instrutores, uma vez que os profissionais já estão familiarizados com o processo de regularização ambiental previsto na lei de proteção da vegetação nativa, o novo Código Florestal Brasileiro, Lei nº 12.651/2012.

Além do Ipaam, o curso teve a participação de instrutores da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), contando ainda com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Prefeitura de Boca do Acre e do Sindicato Rural de Boca do Acre (Sirba).

Importância – Para o técnico do Ipaam, Eduardo White, o curso é de fundamental importância para o Projeto Pravaler, bem como para o estado do Amazonas, uma vez que o CAR permite identificar e desenvolver ações de recuperação dos passivos ambientais, sobretudo em áreas de Reserva Legal (ARL) e Áreas de Preservação Permanente (APP).

“Por sua grande extensão territorial, o Amazonas tem sofrido grande pressão ambiental, principalmente relacionado ao desmatamento ilegal. Tornar o CAR cada vez mais acessível para o produtor rural amazonense, vai nos permitir elaborar estratégias para resolver os passivos ambientais das propriedades rurais”, pontuou.

Para o presidente do Ipaam, Juliano Valente, a iniciativa tem potencial de impactar positivamente todo o Estado, tendo em vista que a convergência entre produtividade e sustentabilidade é um desafio para os produtores e, principalmente, para a região sul do Amazonas.

“Esperamos contribuir mostrando para os produtores rurais de Boca do Acre que é possível seguir um caminho em que a regularização ambiental e a produtividade andem juntas”, disse.

Pravaler – O objetivo do Pravaler é facilitar a adequação dos passivos ambientais e a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais. Dessa forma, o produtor poderá se adequar à legislação ambiental e ainda obter possibilidade de retorno econômico.

FOTO: Divulgação/Ipaam

Pular para o conteúdo