CIDADANIA

Plantões sociais do Prosamin+ atendem 50 famílias

Os plantões ocorreram na Comunidade da Sharp durante a manhã e na área da Manaus 2000 pela parte da tarde

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), atendeu, nesta quarta-feira (15/09), cerca de 50 famílias durante o primeiro dia dos plantões sociais do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que aconteceram nos bairros Armando Mendes e Distrito Industrial I, zonas leste e sul de Manaus, respectivamente.

Os plantões informaram e responderam às dúvidas dos moradores das áreas da Comunidade da Sharp e da Manaus 2000, que estão inseridas na área de intervenção do novo programa socioambiental do Governo do Estado.

Pela manhã, das 9h às 11h, as técnicas do Social da UGPE, atenderam 28 famílias moradoras da Comunidade da Sharp e do seu entorno. E pelo turno da tarde, das 14h às 16h, o plantão social atendeu mais 22 famílias moradoras da área da Manaus 2000.

Iniciativa positiva

A moradora da Manaus 2000, dona de casa Francisca Oliveira, 53, afirma que a iniciativa de vir até a comunidade com os plantões foi muito positiva.   

“Hoje nós pudemos ver a planta do local das obras, eu consegui ver minha casa e tirar minhas dúvidas com as moças do social”, afirmou a dona de casa.

Os plantões sociais ocorrerão todas as quartas-feiras do mês de setembro, em dois turnos, podendo ser estendido por mais tempo de acordo com a demanda.

A assistente social da UGPE, Célia Colares, afirmou que a procura de atendimento foi baixa para o primeiro plantão, mas que isso tende a mudar daqui para frente.

“Os plantões sociais nos oportunizam o atendimento individual de cada beneficiário, respondendo a dúvida de cada um de forma particular, analisando caso a caso. As dúvidas mais comuns da população são sobre o início das obras, quando eles vão ser reassentados e o valor das indenizações que eles vão receber”, afirmou Célia Colares.

Transparência e Diálogo

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que os inícios dos plantões atendem as salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que preconizam a transparência e o diálogo com os beneficiários do Prosamin+.

“Toda a equipe da UGPE tem trabalhado de forma célere, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, para que consigamos cumprir todas as etapas para iniciarmos os processos de reassentamento e das obras. Existem mais de 10 mil pessoas que esperam pelo Prosamin+ para terem uma vida melhor longe das alagações”, afirmou Campêlo.

Plantões

Os plantões estão ocorrendo todas as quartas-feiras do mês de setembro:

Das 9h às 11, na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar, localizada na rua Rio Envira, no bairro de Armando Mendes

Das 14 às 16h, na Igreja Assembleia de Deus no Amazonas, localizada na rua Igarapé do 40, bairro Distrito Industrial I, atendendo a comunidade da Manaus 2000.

Em busca de mais informação 

Em caso de dúvidas ou em busca de mais informação sobre o Prosamin+, os beneficiários com impossibilidade de ir até os locais de atendimento, podem contar com os canais de comunicação da UGPE que continuam abertos normalmente. Sendo possível entrar em contato por meio dos telefones 3878-7203 ou 3878-7225, e pelo WhatsApp (92) 99135-6482, além das redes sociais da Unidade Gestora: ugpe.am, tanto no Facebook quanto no Instagram.      

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

Pular para o conteúdo