ECONOMIA

Sedecti reúne com órgãos do Estado para alinhar projetos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia

Encontro teve como objetivo atualizar informações acerca da carteira de projetos do Plano aprovados pela Sudam

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu um encontro, na tarde da segunda-feira (13/09), com representantes de várias órgãos do Governo do Estado para fazer o alinhamento da carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2020-2023).

A finalidade da reunião foi de atualizar as informações das 40 iniciativas que fazem parte da carteira de projetos do PRDA e que foram aprovados pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A expectativa é de que, com os alinhamentos, o Governo do Amazonas possa inserir seus projetos no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), ou ainda alcançar investimentos via instituições financeiras (Fundo Amazônia; Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; entre outros).

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, a reunião foi de muita importância para as ações do Governo do Estado.

“O PRDA contém um rol de projetos estruturantes em diversas áreas do Governo como desenvolvimento econômico, infraestrutura, produção rural inclusiva, cultura, meio ambiente e de CT&I. Todos esses projetos estão alinhados aos programas do PPA federal e estadual, com muita relevância e impactos para o desenvolvimento sustentável do nosso estado e com grande contribuição para o avanço dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU”, enfatizou o secretário, ao mencionar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sudam nos estados 

No fim do mês de agosto e início de setembro deste ano, foi realizada uma rodada de apresentação dos projetos durante a ação “Sudam nos Estados Amazonas e Roraima – Diálogos com Quem Promove o Desenvolvimento Regional na Amazônia”.

Na oportunidade, a Sedecti, que é responsável por coordenar as ações da carteira de projetos, fez uma apresentação de todos os projetos do Governo do Amazonas que estão em fase de planejamento, juntamente com representantes de várias pastas e instituições do Governo.

A proposta da Sudam com a ação itinerante foi de reunir informações para propor medidas que facilitem o acesso dos Estados, municípios, setores produtivos e outros segmentos, aos recursos federais por meio dos instrumentos da autarquia.

Foto: Divulgação/Sedecti

Pular para o conteúdo