DESTAQUEMANAUS

No ano de São José, padre Sergio Lúcio volta à Manaus para palestra e lançamento de bíblia comemorativa

Idealizador da tradicional Novena da Benção de São José, que completa 22 anos, fará palestra sobre a importância do ano do santo, data instituída pelo Papa Francisco em 8 de dezembro de 2020

Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, a tradicional Novena da Benção de São José, iniciada em 1999, completa 22 anos no mês de setembro, no dia dedicado ao seu patrono, 19. Para esta data especial, o Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado na Av. Visconde de Porto Alegre, n° 806, zona sul, realiza o lançamento da Bíblia do Ano de São José com a presença do idealizador da novena, padre Sérgio Lúcio Alho da Costa.


A “Noite de Espiritualidade” contará com a palestra do sacerdote na sexta-feira, dia 17.09, das 19h às 21h00, no Centro de Convenções Studio 5. Na ocasião, Pe. Sérgio Lúcio falará sobre a importância do ano de São José, instituído pelo papa Francisco em 8 de dezembro de 2020, devido ao 150º aniversário do decreto de proclamação de São José como Padroeiro Universal da Igreja.


No domingo, dia 19.09, ocorrerão celebrações festivas nas dependências do Santuário São José nos tradicionais horários de 6h, 9h, 12h, 16h e 19h. As celebrações de abertura, às 06h, e de encerramento, às 19h, contarão com a presença do padre Sérgio Lúcio na área externa. Todas as missas preveem os cuidados necessários de distanciamento, álcool em gel e uso de máscara como prevenção à covid-19.

De acordo com o pároco do Santuário de São José, Daniel Cunha, o lema das comemorações da novena deste ano – “São José, pai amado! ” – Reflete um momento propício de celebração para marcar o ano festivo dedicado ao patrono da Igreja.


“Teremos a novena e a Noite da Espiritualidade com a presença querida do Pe. Sérgio Lúcio, bendizendo ao Senhor por mais de 20 anos a serviço da evangelização de nosso povo com vistas a dar continuidade às obras de revitalização do santuário, a fim de levar a mensagem de São José a quantas pessoas precisarem”, afirmou.

As irmãs Auxiliadora e Alda das Graças são devotas assíduas da novena há 18 anos. Os milagres atribuídos ao Santo vão desde consolo espiritual a conquistas materiais.


“Demorei para aceitar a perda da minha mãe. Me indicaram participar da novena comandada pelo padre Sérgio Lúcio que ele teria a mensagem certeira para mim. Vi uma imensidão de gente, em meio a uma ventania muito forte, e ele disse que quem quisesse chorar, que o fizesse porque ele sabia ou seria por uma graça alcançada ou pela perda de um ente querido e que o vento trazia a mensagem de cura do Espírito Santo. Naquele dia eu saí revigorada, fui para casa e não chorei mais”, conta Auxiliadora, de 72 anos.


Para Alda, de 62 anos, o milagre veio na mesma semana do pedido feito a São José, o santo dos trabalhadores: conseguiu a liberação da sonhada aposentadoria após meses de luta. “Estava com dificuldade em conseguir e rezei pedindo ajuda dele. Prometi que parte do benefício seria ofertado como ajuda à igreja. Na mesma semana recebi a carta informando que a aposentadoria estava liberada. Me sinto privilegiada em ser devota de São José e ter tido a graça alcançada”, afirma.

Ingressos e exemplares da Bíblia comemorativa estão disponíveis na secretaria do santuário e também podem ser adquiridos on-line https://www.even3.com.br/organizador/registration/. O recurso arrecadado com o evento será destinado à reforma e revitalização do Santuário São José Operário.


Sobre Sérgio Lúcio
Sérgio Lúcio atualmente é pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Porto Velho, Rondônia. Natural de Manaus/AM, nasceu dia 27/10/1966. É sacerdote salesiano desde 1995. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília/DF e Teologia em Manaus/AM. É radialista. Em 1999 concluiu Mestrado em Comunicação Social pela Università Ponticia Salesiana, em Roma – Itália, sendo título validado no Brasil pela Universidade de São Paulo – USP.


Já trabalhou na evangelização das cidades de Manaus/AM, Porto Velho/RO, Juína/MT, Ubatuba/SP, São Sebastião/SP e até 2020 estava como Reitor da Basílica Menor do Sagrado Coração de Jesus, Santuário dos Salesianos, em Recife/PE, onde serviu por cinco anos.

Possui um carisma particular para trabalhar a evangelização valendo-se da religiosidade popular. Sabe resgatar valores inerentes à cultura religiosa católica do povo, aproveitando para direcionar e orientar esse valor no sentido sadio, que pede a Igreja e a nova evangelização.


Sobre a novena
Uma vez que o Santuário foi a Igreja escolhida para abertura desse ano na Arquidiocese de Manaus. Porventura, em setembro também há a comemoração da criação da Novena de São José que completa 22 anos de existência em Manaus. Como o mês litúrgico abre para reflexão das sagradas escrituras, a Bíblia temática vem marcar esse momento.

Pular para o conteúdo