SEGURANÇA

Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher Sul/Oeste completa dois anos de serviços prestados à população


A autoridade policial ressalta que o principal objetivo da equipe da DECCM centro/sul é orientar, apoiar e conscientizar a mulher em situação de violência

  Inaugurada em setembro de 2019, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Sul/Oeste da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) completa dois anos de serviços prestados à população amazonense, com o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, e assegurando a proteção e orientação necessária a esse público.

Segundo a delegada Kelene Passos, titular da unidade policial, a delegacia foi criada por meio de um projeto de lei que determinou a implantação de outras duas unidades, além da primeira que já atendia a área do bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, para abranger todas as zonas da capital.

Segundo a delegada, em virtude da alta demanda atendida pela unidade especializada, chegam a ser produzidos, em média, 100 Inquéritos Policiais (IPs) e 80 pedidos de medidas protetivas mensalmente. Os maiores números de registros na delegacia ficam por conta, principalmente, dos crimes de ameaça, injúria, e lesão corporal.  

A autoridade policial ressalta que o principal objetivo da equipe da DECCM centro/sul é orientar, apoiar e conscientizar a mulher em situação de violência que, segundo ela, muitas vezes não sabe identificar a agressão verbal ou psicológica por parte do parceiro.

“Nosso trabalho, além de garantir a punição ao agressor, se estende, sobretudo, às necessidades das vítimas, que podem contar com a nossa rede de apoio para receber orientação jurídica em caso de divórcio, por exemplo, e orientação psicossocial oferecidos pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem)”, destaca a titular.

Denúncias e localização 

A delegada orienta que mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima de onde o crime ocorreu, ou em qualquer uma das três DECCMs, que ficam localizadas nos bairros Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, Colônia Oliveira Machado, zona sul, e Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

As denúncias também podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e pela Delegacia Virtual (Devir), no site:   https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.

Foto: Erlon Rodrigues/ PC-AM

Pular para o conteúdo