EDUCAÇÃOESPORTE

Projeto RespirAR realiza ação de integração para novos estagiários de Educação Física

O projeto, que foi iniciado na Vila Olímpica de Manaus e já recuperou mais de 200 pessoas, foi ampliado pelo governador Wilson Lima no início de agosto

Na manhã desta quinta-feira (02/09), foi realizada a apresentação dos novos estagiários de Educação Física do RespirAR, projeto do Governo do Amazonas. Além de apresentar toda a estrutura e dinâmica do projeto que visa a recuperação física de pacientes pós-Covid-19, o evento foi um momento de alinhamento para a ampliação das ações do RespirAR.

“O projeto nasce aqui na Vila Olímpica e ganha corpo dentro do Estado do Amazonas com repercussão internacional. Esse é mais um passo para que possamos, cada vez mais, somar para aquilo que vai beneficiar milhares de vidas. A chegada dos estagiários ao projeto só vem a compor nosso trabalho”, ressalta o coordenador do RespirAR, Neibe Araújo.

O encontro aconteceu na Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital amazonense, e contou com a presença da equipe de coordenação do projeto. Ao todo, 46 novos estagiários compõem o quadro, vindos da Faculdade La Salle; Uniasselvi; Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Nilton Lins; Universidade Paulista (Unip); Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro); Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Estácio de Sá; e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para a estudante Larissa Barroso, 22, é uma porta que se abre. “Estou muito emocionada em fazer parte de um projeto que é tão relevante para a nossa sociedade. Depois de tantas coisas por que passamos, pessoas que perdemos, eu me sinto no dever de ajudar o máximo de pessoas possíveis. É o meu primeiro estágio, uma porta gigante que se abre”, comenta a estudante do 5º período de Educação Física, da Faculdade La Salle.

O coordenador de Educação Física, Marcelo Teixeira, reforça que a oportunidade é ímpar. “Com a ajuda dos novos estagiários no projeto, vislumbro uma grande união de esforços. Estamos aumentando nosso efetivo para o atendimento qualificado aos nossos pacientes de recuperação muscular”, disse.

RespirAR 

O projeto, que foi iniciado na Vila Olímpica de Manaus e já recuperou mais de 200 pessoas, foi ampliado pelo governador Wilson Lima no início de agosto. Com o RespirAR, as pessoas que tiveram sequelas pós-Covid-19 têm acesso à reabilitação cardiopulmonar e física, por meio de sessões de fisioterapia e prática orientada de exercícios físicos.

A ampliação deve alcançar cerca de 2.500 pessoas acometidas pela Covid-19 em processo de reabilitação. O projeto funciona de forma intersetorial e envolve, além da Faar, as secretarias de Estado de Saúde (SES-AM) e de Estado de Assistência Social (Seas), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

Foto: Milly Barreto/Faar

Pular para o conteúdo